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Tipo do documento: Dissertação
Título: Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas
Autor: Carvalho, Daniel de Souza
Primeiro orientador: Stump, Sandra Maria Dotto
Resumo: Os recursos computacionais disponíveis aos alunos poderiam ser mais bem utilizados, e sistemas instrucionais de apoio às disciplinas teóricas podem ser desenvolvidos para proporcionar a interatividade (learn-by-doing) e, assim, aproveitar a fluência e interesse da Geração Digital pelas mídias digitais a favor da educação. Com base teórica para os fatores humanos e processos cognitivos, foram estudados as Múltiplas Inteligências, os Estilos de Aprendizagem (EA), bem como as características da Geração Digital. As tecnologias de Sistemas Tutores Inteligentes, Jogos Sérios, Simuladores e Objetos de Aprendizagem, também foram analisadas como opções para educação assistida por computador, com a final delineação de um modelo otimizado para atender a demanda de sistemas educacionais de forma factível e criar materiais didáticos virtuais. De forma a demonstrar o modelo, desenvolveu-se um sistema para verificar sua aplicabilidade. A criação de Objetos de Aprendizagem Interativos, enfim, se apresenta como um recurso de assistência ao método de ensino tradicional.
Abstract: The usage of computing resources available to students can be improved, and instructional systems supporting theoretical subjects can be developed in order to provide the interactivity (learn-by-doing) and, therefore, take advantage of fluency and interest of Digital Generation for many types of digital media on behalf of education. Theoretically based on human factors and cognitive processes, Multiple Intelligences, Learning Styles and features of Digital Generation have been studied. Technologies, such as, Intelligent Tutoring Systems, Serious Games, Simulators and Learning Objects, have also been analyzed as options for computer-assisted education, with a final outlining of an optimized model to meet the demand of educational systems on a makeable manner and to create virtual didactic materials. In order to demonstrate such model, a system was developed in order to verify applicability of the model. The creation of Interactive Learning Objects is, thus, shown as an assisting resource to the traditional method of teaching.
Palavras-chave: jogo eletrônico;  objetos de aprendizagem;  sistemas de tutoria inteligente;  sistema educacional;  educational software;  electronic game;  intelligent tutorial systems;  learning objects
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1513
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13145
Data de defesa: 18-Dez-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1513/1/Daniel%20de%20Souza%20Carvalho.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

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