Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLocatelli, Mariana Bróliopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:38:04Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:00:19Z-
dc.date.available2008-11-16pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:00:19Z-
dc.date.issued2007-08-06pt_BR
dc.identifier.citationLOCATELLI, Mariana Brólio. Ambiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativa. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1472-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13115-
dc.description.abstractThe democratization of information transform a classroom in an environment where it s impossible for a teacher to establish each apprentice s domain of knowledge and to individualize the teaching learning process. The heterogeneity of the level of student s knowledge acquired level, is present and isn t anymore a condition of the initial classrooms of computer science s courses but a general condition. The background of individual s skills is based on the concepts acquired and assimilated, then a student may knows a lot, a little or nothing about some concept in each step of the teach-learning process. This work presents an environment modeled by the relations among concepts to be learned based on ontology and concept maps, with the objective of determinate student s knowledge acquired in a distinct period of time, the knowledge s acquisition level (NAC) of a student, using the methodology of continued evaluation of learning. The environment was built based on the ontology of the Computer Science undergraduate Course of the Universidade Presbiteriana Mackenzie, developed in the present work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectavaliação continuadapor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectontologiapor
dc.subjectmapa conceitualpor
dc.subjectagrupamentopor
dc.subjectcência da computaçãopor
dc.subjectcontinued evaluationeng
dc.subjectsignificant learningeng
dc.subjectontologyeng
dc.subjectconceptual mapseng
dc.subjectgroupingeng
dc.subjectcomputer scienceeng
dc.titleAmbiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.description.resumoA democratização da informação transforma uma sala de aula em um ambiente onde é impossível ao professor estabelecer o domínio de conhecimentos de cada aprendiz e com isso individualize o ensino. A heterogeneidade do nível do conhecimento dos alunos está presente e não é mais uma condição das turmas iniciais dos cursos de informática, mas uma condição geral. A base da formação das habilidades de um indivíduo é feita através de conceitos adquiridos e competências assimiladas, portanto um aluno pode saber muito, pouco ou nada sobre um determinado conceito em cada etapa do processo de ensino aprendizagem. Este trabalho apresenta um ambiente modelado sobre as relações entre os conceitos a serem aprendidos, dispostos na forma de ontologias, com o objetivo de determinar o conjunto do conhecimento já adquirido por um aluno em um determinado período de tempo, o nível de aquisição de conhecimento (NAC) do aprendiz, sob o método de avaliação contínua da aprendizagem. O ambiente foi construído sobre a ontologia do Curso de Ciência da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desenvolvida neste trabalho.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6757101197686190por
dc.contributor.advisor1Omar, Nizampt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971por
dc.contributor.referee1Silveira, Ismar Frangopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830por
dc.contributor.referee2Pimentel, Edson Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163089025212520por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3318/Mariana%20Brolio%20Locatelli.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1472/1/Mariana%20Brolio%20Locatelli.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.