Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13115
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativa
Autor: Locatelli, Mariana Brólio
Primeiro orientador: Omar, Nizam
Primeiro membro da banca: Silveira, Ismar Frango
Segundo membro da banca: Pimentel, Edson Pinheiro
Resumo: A democratização da informação transforma uma sala de aula em um ambiente onde é impossível ao professor estabelecer o domínio de conhecimentos de cada aprendiz e com isso individualize o ensino. A heterogeneidade do nível do conhecimento dos alunos está presente e não é mais uma condição das turmas iniciais dos cursos de informática, mas uma condição geral. A base da formação das habilidades de um indivíduo é feita através de conceitos adquiridos e competências assimiladas, portanto um aluno pode saber muito, pouco ou nada sobre um determinado conceito em cada etapa do processo de ensino aprendizagem. Este trabalho apresenta um ambiente modelado sobre as relações entre os conceitos a serem aprendidos, dispostos na forma de ontologias, com o objetivo de determinar o conjunto do conhecimento já adquirido por um aluno em um determinado período de tempo, o nível de aquisição de conhecimento (NAC) do aprendiz, sob o método de avaliação contínua da aprendizagem. O ambiente foi construído sobre a ontologia do Curso de Ciência da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desenvolvida neste trabalho.
Abstract: The democratization of information transform a classroom in an environment where it s impossible for a teacher to establish each apprentice s domain of knowledge and to individualize the teaching learning process. The heterogeneity of the level of student s knowledge acquired level, is present and isn t anymore a condition of the initial classrooms of computer science s courses but a general condition. The background of individual s skills is based on the concepts acquired and assimilated, then a student may knows a lot, a little or nothing about some concept in each step of the teach-learning process. This work presents an environment modeled by the relations among concepts to be learned based on ontology and concept maps, with the objective of determinate student s knowledge acquired in a distinct period of time, the knowledge s acquisition level (NAC) of a student, using the methodology of continued evaluation of learning. The environment was built based on the ontology of the Computer Science undergraduate Course of the Universidade Presbiteriana Mackenzie, developed in the present work.
Palavras-chave: avaliação continuada;  aprendizagem significativa;  ontologia;  mapa conceitual;  agrupamento;  cência da computação;  continued evaluation;  significant learning;  ontology;  conceptual maps;  grouping;  computer science
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: LOCATELLI, Mariana Brólio. Ambiente de apoio à avaliação continuada baseado em aprendizagem significativa. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1472
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13115
Data de defesa: 6-Ago-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1472/1/Mariana%20Brolio%20Locatelli.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.