Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13094
Tipo do documento: Dissertação
Título: Detecção e rastreio de faces utilizando redes Bayesianas
Autor: Candido, Jorge
Primeiro orientador: Marengoni, Maurício
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Carlos Henrique Costa
Segundo membro da banca: Monteiro, Luiz Henrique Alves
Resumo: Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema automático de detecção e rastreio de face. O sistema de detecção de face é composto de três operadores visuais que fazem a detecção de atributos faciais simples. A característica principal destes operadores é que eles são construídos para funcionar com custo computacional baixo, otimizando o tempo de processamento. Os operadores foram construídos utilizando técnicas de redes neurais para a detecção dos olhos, casamento de modelos para a detecção da boca e para a identificação de cor de pele. Os operadores visuais formam os elementos básicos do detector de face cujos resultados são combinados em uma Rede Bayesiana que define o resultado final do algoritmo de detecção de face . O uso da Rede Bayesiana proporciona ao sistema um melhor desempenho em relação aos operadores individualmente . Este detector foi implementado de forma a analisar as imagens captadas quadro a quadro por uma câmera de vídeo USB. Quando acontece uma detecção de face, a mesma passa a ser ratreada por um sistema de rastreio que busca a região de cor de pele da face, determinando sua posição na tela. Este sistema pode ser utilizado em diversas aplicações que requerem a detecção de faces, em particular, este sistema faz parte de um sistema de mouse óptico de alta precisão para, por exemplo, facilitar a interface homem máquina para pessoas com problemas de coordenação motora.
Abstract: This work presents a face detection system that uses a Bayesian Network to combine information from different computational cheap visual operators. The aim in this work is to show that combining simple features in a Bayesian Network allows building an enhanced face detector system, increasing the detection rate and speeding up the face detection process. This face detector has been developed to work in the stream acquired by a USB computer camera. After the detector finds a face in the stream, a face tracking system begins to work, locating the eyes position at the screen. The system is part of a high precision optical mouse system that will be used in human-computer interface, helpin users with certain disabilities.
Palavras-chave: redes Bayesianas;  redes neurais;  detecção de face;  Bayesian networks;  neural networks;  face detection
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: CANDIDO, Jorge. Detecção e rastreio de faces utilizando redes Bayesianas. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1451
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13094
Data de defesa: 26-Fev-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1451/1/Jorge%20Candido.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.