Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13055
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de sistema de busca de jogos eletrônicos pautada em ontologia e semântica
Autor: Lopes, Rodrigo Arthur de Souza Pereira
Primeiro orientador: Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Primeiro membro da banca: Monteiro, Luiz Henrique Alves
Segundo membro da banca: Barbeta, Vagner Bernal
Resumo: Com o crescimento da quantidade de websites e, consequentemente, o aumento de conteúdo disponível na Internet, desenvolver sistemas de busca que possibilitem o acesso à informação confiável tornou-se uma atividade complexa. Desta forma, este trabalho apresenta uma revisão do funcionamento dos mecanismos de busca e das formas pelas quais a informação é mapeada, o que inclui o estudo de ontologias e bases de conhecimento, bem como de formas de representação de informação na Internet. Estes modelos integram a Web Semântica, que constitui uma proposta de organização de informação. Com base nestes elementos foi desenvolvido um sistema de busca de conteúdo em um domínio específico: jogos eletrônicos. Este pauta-se na classificação de websites especializados, de onde pode-se extrair informações das resenhas disponíveis sobre os títulos escolhidos. Para tanto, a proposta divide-se em quatro fases. A primeira relaciona-se à coleta de dados dos websites mencionados por meio da implementação de um webcrawler que realiza a extração de informações de uma lista de jogos pré-determinada. Em seguida é feito o tratamento e a análise dos dados por meio de duas abordagens, que utilizam-se de computação natural e conceitos de lei de potência. Além disso, foi feita a construção de uma ontologia para estes jogos e publicação destes dados em uma base de conhecimento acessível ao software. Por último, foi implementado um mecanismo de busca que faz uso da base de conhecimento e apresenta como resultado, ao usuário, sugestões pertinentes à sua busca, como títulos ou características relacionadas. Este trabalho ainda apresenta um modelo que pode ser utilizado em outros domínios, tais como filmes, destinos de viagens, eletrodomésticos, softwares, dentre outros.
Abstract: With the constant growth in the quantity of websites, and consequently the increase in content availability throughout the Internet, the development of search mechanisms that enable access to reliable information has become a complex activity. In this sense, this work presents a revision on the behavior of search mechanisms, as well as the manner through which they map information, including the study of ontologies and knowledge bases, as well as forms of knowledge representation on the Internet. These models integrate the Semantic Web, which constitutes a proposal for the organization of information. Based on these elements, a search mechanism was developed for a specific domain: videogames. This mechanism is based on the classification of electronic games by specialized review websites, where one may extract information about select titles. As such, this work is divided in four stages. Firstly, data is extracted from the aforementioned websites for previously selected titles through the use of a webcrawler. Secondly, an analysis is performed on the obtained data on two fronts, utilizing natural computing as well as power-law concepts. Next, an ontology for videogames is constructed, with its subsequent publication in a knowledge base accessible to the software. Lastly, the implementation of the actual mechanism, which will make use of the knowledge base and bring the user suggestions pertaining to his search, such as titles or related characteristics intrinsic to games that may be evaluated relating to the search. This work also hopes to present itself as a useful model that may be utilized in different domains, such as movies, travel destinations, electronic appliances and software, among others.
Palavras-chave: jogos eletrônicos;  mecanismos de busca;  ontologia;  Web semântica;  computação natural;  electronic games;  search engines;  ontology;  semantic Web;  natural computing
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1410
Data de defesa: 10-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1410/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.