Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13047
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos
Autor: Simões, Jairo Celso
Primeiro orientador: Omar, Nizam
Resumo: A despeito do enorme avanço nos recursos e tecnologias de comunicação via Internet, via TV Interativa ou de outros meios hoje disponíveis, severas limitações permanecem vigentes nos processos de aprendizagem à distância, quando se trata de informação não estruturada. Nesses casos, que englobam grande parte das formas do conhecimento humano, a formação do aprendiz está fortemente vinculada ao processo dialético entre os aprendizes, em ambientes grupais em tempo real, cuja eficácia ainda está longe de um padrão minimamente adequado. Este trabalho apresenta alguns dos principais problemas ainda vigentes e propõe um caminho com potencial de mitigar várias dessas restrições, calcado principalmente na mentorização da postura social dos aprendizes, em especial através da indução das chamadas condutas altruístas, por meio de conceitos da Teoria dos Jogos.
Abstract: Study
Palavras-chave: memética;  teoria dos jogos;  cooperativismo;  coerção;  realimentação;  memética;  game theory;  cooperativismo;  coerção;  realimentação
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1402
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13047
Data de defesa: 31-Jan-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1402/1/Jairo%20Celso%20Simoes.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.