Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12639
Tipo do documento: Tese
Título: A concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas
Autor: Nascimento, Carlos Eduardo do
Primeiro orientador: Bagnoli, Vicente
Primeiro membro da banca: Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Segundo membro da banca: Masso, Fabiano Dolenc Del
Terceiro membro da banca: Forgioni, Paula Andréa
Quarto membro da banca: Fonseca, Joao Bosco Leopoldino da
Resumo: A presente tese de doutorado cujo tema é a concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas tem como objetivo principal investigar a problemática jurídico-econômica causada pela preponderância das grandes empresas utilizando-se de tecnologias para assegurar ganhos em um mercado em constante crescimento. Para tanto, mister se faz a análise dos principais motivos que impulsionam os consumidores para que adquiram seus bens através do comércio eletrônico. Diante de análise tributária e econômica, pode-se concluir que os fatores preço, comodidade e segurança têm sido o diferencial na concorrência neste tipo de atividade empresarial. A metodologia utilizada buscou amparo na pesquisa bibliográfica, recorrendo a clássicos e contemporâneos do Direito e da Economia. Ao longo desta pesquisa, pode-se notar a constante evolução desse tipo de comercialização, bem como a migração dos empresários tradicionais para esse novo nicho de transações empresariais, não apenas pelo que representam imediatamente no faturamento destas, mas, principalmente, pelo que podem representar a médio e longo prazo: a sua sobrevivência em um mercado altamente competitivo.
Abstract: This doctoral thesis whose theme is competition in tangible goods market caused by tax planning and the efficiency of enterprises aims to investigate the legal and economic problems caused by the preponderance of large companies using technology to ensure gains in a market in constant growth. Therefore, it is necessary to analyse the main reasons that lead consumers to purchase their goods through e-commerce. Given to tax and economic analysis, one may conclude that factors such as price, convenience and safety have made the difference in competition in this type of business activity. The methodology is based on literature, using classical and contemporary works on Law and Economics. Throughout this research, one can notice the constant evolution of this type of market as well as the migration of traditional businesses to this new niche of transactions, not only because of the incomes that it may generate, but mainly because of what they can represent in the medium and long term: their survival in a highly competitive market.
Palavras-chave: comércio eletrônico;  bens tangíveis;  eficiência econômica;  planejamento tributário;  e-commerce;  tangible goods;  economic efficiency;  tax planning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Direito
Programa: Direito Político e Econômico
Citação: NASCIMENTO, Carlos Eduardo do. A concorrência no mercado de bens tangíveis provocada pelo planejamento tributário e pela eficiência das empresas. 2015. 150 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1299
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12639
Data de defesa: 19-Nov-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1299/1/Carlos%20Eduardo%20do%20Nascimento.pdf
Aparece nas coleções:Direito Político e Econômico - Teses - Direito Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.