Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12550
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alocação de custos indiretos de uma estrutura de vendas compartilhada: um caso aplicado
Autor: Yarussi, Fernando Modesto
Primeiro orientador: Milani Filho, Marco Antonio Figueiredo
Primeiro membro da banca: Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Segundo membro da banca: Belli, Márcio Marcelo
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar, por meio de uma pesquisa-ação, como estabelecer critérios que garantam a alocação adequada dos custos de uma estrutura de vendas, proporcionando transparência sob os aspectos técnicos da distribuição de gastos. Adicionalmente objetiva-se atender as expectativas dos usuários internos, caracterizados pelos gerentes de controladoria das áreas de negócios. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma empresa multinacional, do setor eletroeletrônico, a qual se serve de uma estrutura compartilhada de vendas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas de maneira a identificar os elementos necessários para contribuição de um modelo que atendesse as exigências dos usuários internos. Com base na literatura e informações desses usuários, os resultados proporcionaram a elaboração de um modelo de alocação de custos visando ao atendimento de uma demanda imediata da empresa estudada.
Abstract: The objective of this study is to verify, by means of action research, how to establish criteria to ensure the correct and proper allocation of selling costs, providing transparency in the technical aspects of the distribution of costs. Additionally aims to meet the expectations of internal users, featured by controller of business areas. This research was developed in a multinational company, from electric and electronic sector, which makes use of a shared organizational structure Sales. The data collection was performed using semi-structured interviews in order to identify the necessary elements to input for a framework that would meet the requirements of internal users. Based on the literature and information of these users, the results provided the elaboration of a method of cost allocation aiming to supply an immediate demand of the studied company.
Palavras-chave: alocação de custos indiretos;  critérios de rateio;  estrutura de vendas;  pesquisa-ação;  overhead allocation;  apportionment criteria;  shared sales structure;  action research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Ciências Contábeis
Programa: Controladoria Empresarial
Citação: YARUSSI, Fernando Modesto. Alocação de custos indiretos de uma estrutura de vendas compartilhada: um caso aplicado. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/934
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12550
Data de defesa: 15-Ago-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/934/1/Fernando%20Modesto%20Yarussi.pdf
Aparece nas coleções:Profissional em Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.