Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12476
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
Autor: D´amelio, Marcia
Primeiro orientador: Godoy, Arilda Schmidt
Primeiro membro da banca: Brunstein, Janette
Segundo membro da banca: Antonello, Cláudia Simone
Resumo: O estudo proposto tem como objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que permeiam o desenvolvimento de competências gerenciais de pessoas com diferentes formações profissionais. A investigação pertence à categoria dos estudos qualitativos básicos ou genéricos. Utilizou como estratégia fundamental de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze gerentes: engenheiros, psicólogos e administradores de empresas. O processo analítico foi baseado na análise textual interpretativa e na técnica de templates. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento das capacidades dos gerentes deste estudo ocorreu de modos variados. A aprendizagem formal se mostrou significativa, principalmente quando integrada à informal. No entanto, foi verificada mais ênfase na contribuição da aprendizagem informal baseada em experiências obtidas no decorrer da carreira profissional e no exercício da função gerencial. A relevância da interação social e da reflexão foram destaques no processo de aprendizagem dos gerentes das três profissões.
Abstract: The aim of this study is to identify and to analyze the learning processes that permeate the development of people's managerial competences of different professional formations. The investigation belongs to the basic or generic qualitative studies category and the data gathering was collected by using semi-structured interviews accomplished with fifteen managers. The analytical process was based on procedures of textual interpretative analysis and templates techniques. The results demonstrated that the development of the managers capacities happened in a varied manners. The formal learning was shown significant, mainly when integrated into the informal learning. Larger emphasis, however, was verified in the contribution of the informal learning based on experiences obtained in elapsing of their professional career and in the exercise of the management. The relevance of the social interaction and also the reflection were prominences in the managers learning process of the three professions.
Palavras-chave: competência gerencial;  aprendizagem pela experiência;  aprendizagem formal;  aprendizagem informal;  managerial competence;  experiential learning;  formal learning;  informal learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: D´AMELIO, Marcia. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2560
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12476
Data de defesa: 18-Dez-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2560/1/Marcia%20DAmelio1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2560/2/Marcia%20DAmelio2.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.