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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dinâmica organizacional, teoria dos recursos da firma e inovação: um estudo de caso dos processos de aprendizagem em uma empresa inovadora
Autor: Moda, Luciane de Campo
Primeiro orientador: Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de
Primeiro membro da banca: Zilber, Moisés Ari
Segundo membro da banca: Alves, Mário Aquino
Resumo: Autores como BARNEY (1991, 2001), HAMEL e PRAHALAD (1995) colocam que os Recursos da Firma podem ser importantes fontes de vantagem competitiva. Apesar dessas fontes estarem representadas por diferentes recursos (uma estratégia, um produto, um diferencial competitivo), diversos estudos colocam que a capacidade da Firma em promover a aprendizagem organizacional mostra-se fundamental para a obtenção de inovação e conseqüentemente vantagem competitiva sustentável. As teorias mostram que as competências essenciais da organização, fonte de inovação, necessitam ser mapeadas e aprimoradas, em um processo contínuo de aprendizagem organizacional. Logo, um modelo de gestão de pessoas que promova a aprendizagem em circuito duplo e a inovação será fonte de vantagem competitiva sustentável. Este projeto de pesquisa pretende investigar como o trinômio: Inovação, Aprendizagem Organizacional e Modelo de Gestão de Pessoas se interligam em uma empresa que se auto identifica como inovadora.
Abstract: Authors such as BARNEY (1991, 2001), HAMEL and PRAHALAD (1995) argue that the Resources of the Firm can be an important source of competitive advantage. Despite the fact that these sources are represented by several resources (a strategy, a product, a competitive differential), several studies say that the capacity of the Firm in promoting organizational learning, are fundamental to obtain sustained competitive advantage. The theories show that organizational core competencies, source of innovation, need to be mapped and improved continuously, in an organizational learning process. Therefore, a People Management Model that promotes double looping learning and innovation will be a source of sustainable competitive advantage. This study intends to investigate how the trinomial: Innovation, Organizational Learning and People Management Model, happen in a company that identifies itself as an innovative company.
Palavras-chave: recursos baseados em valor;  competências essenciais;  aprendizagem organizacional;  gestão de pessoas;  resource based view;  core competencies;  learning organization;  people management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: MODA, Luciane de Campo. Dinâmica organizacional, teoria dos recursos da firma e inovação: um estudo de caso dos processos de aprendizagem em uma empresa inovadora. 2006. 275 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2559
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12475
Data de defesa: 14-Mar-2006
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2559/1/Luciane%20de%20Campo%20Moda1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2559/2/Luciane%20de%20Campo%20Moda2.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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