Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12438
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise investigativa do alinhamento estratégico em empresas do setor de bens de capital-mecânicos
Autor: Nafal, Kalid Ali
Primeiro orientador: Moori, Roberto Giro
Primeiro membro da banca: Ghobril, Alexandre Nabil
Segundo membro da banca: Csillag, João Mario
Resumo: Existe um reconhecimento por parte de estudiosos e gestores de operações e cadeia de suprimentos, de que o alinhamento estratégico das empresas em uma cadeia proporciona redução de custos e melhoria dos níveis de serviço prestados ao cliente. Sob esta perspectiva, esta pesquisa objetivou verificar se as empresas pertencentes à cadeia de suprimentos do setor de bens de capital mecânicos, de melhor alinhamento estratégico, apresentavam desempenho superior nas atividades operacionais e de logística. Para tanto, realizou-se uma pesquisa constituída de duas etapas. A primeira etapa, de natureza exploratória, teve como objetivo identificar as prioridades competitivas utilizadas pela cadeia de suprimentos. A coleta de dados deu-se por meio de uma amostra de 85 empresas do setor de bens de capital, seus clientes e fornecedores. Os dados, tratados pelas técnicas da estatística descritiva como média e freqüência, revelaram que o preço, o desempenho, a confiabilidade e velocidade da data de entrega foram as principais prioridades competitivas eleitas na cadeia. A segunda etapa, tendo como base a identificação das prioridades competitivas identificadas na primeira etapa, objetivou verificar o seu alinhamento com as estratégias (corporativa, de negócios e capacidades) da empresa fabricante de bens de capital. A pesquisa, de natureza descritiva, por meio do desdobramento das prioridades competitivas e associadas às estratégias (corporativa, de negócios e capacidades) utilizou-se de uma amostra de 98 empresas, estritamente pertencentes ao setor de bens de capital mecânicos. Os dados coletados da amostra, por meio de questionário estruturado e tratadas pelas técnicas de estatística não paramétrica, Man-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (χ2) evidenciaram que o grupo de empresas melhor alinhadas estrategicamente tiveram melhor desempenho produtivo. Diante dos resultados encontrados, concluiu-se que o alinhamento estratégico conduz as empresas a um desempenho produtivo superior, proporcionando ganhos a todos os participantes da cadeia, principalmente à empresa foco, que consegue otimizar recursos e ações, adequando às necessidades e exigências dos elos a montante e a jusante. Como estudos futuros, sugere-se ampliá-lo para outros setores da economia, utilizando como suporte o modelo de mensuração construído nesse estudo, assim como o fortalecimento da hipótese de que empresas alinhadas estrategicamente possuem desempenho produtivo superior.
Abstract: There is a recognition by operations and supply chain professionals including academics that the integration of the participants of a chain provides service improvement and costs reduction to the customer when the goals of each participant converge to each other. However, many matters related to strategic formulation of the business, capacities logistics and decisions under which competitive priority to choose, are not very well answered and treated by the managers of those companies for an appropriated alignment and adequate characterization, based in a strategies winners set for the supply chain. The research had as goal analyze, in a supplies chain context, if the companies of better strategic alignment present better performance in the operational activities and of logistics. It accomplished a research constituted of two stages. The first, of exploratory nature, it used of a sample of 85 companies characterized by customer, company and vendor, where we tried to evidence the main competitive priorities of this chain. With base in these results, it had beginning the second stage, whose data were treated by means of descriptive statistics and inferential. A sample of 98 companies was used. They evidenced the main competitive priorities elects by the chain: Equipment / product price (translated into of the company as Cost); Performance of the Equipment / Product; Delivery Date reliability; Delivery Date speed. The second research stage, eminently descriptive, consisted in the unfolding of the competitive priorities found in the first stage, associating them with variables related to Strategies (Corporative, of Business and of Manufacture), Logistics Capabilities, and of Productive Performance of the company. It objectified through the association, answer the research problem, In a supplies chain context, do the companies of better strategic alignment present better performance in the operational activities and of logistics? It used two technical distinct, descriptive statistics and inferential, and this last had as goal the analysis of the groups. Three non parametric tests were used: Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov and Qui-square were considered in the differences confirmation among groups. It concluded by the tests the differences existence of productive performance (Better performance) among companies whose variables of Strategies and of Logistics Capabilities are aligned partial with external environment. Like future studies, it suggests enlarges him for other economy sectors, using as support measurement model built in this study, as well as the hypothesis invigoration that companies aligned strategically own superior productive performance.
Palavras-chave: prioridades competitivas;  alinhamento estratégico;  bens de capital mecânicos;  gestão da cadeia de suprimentos;  strategy alignment;  competitive priorities;  supply chain management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: NAFAL, Kalid Ali. Análise investigativa do alinhamento estratégico em empresas do setor de bens de capital-mecânicos. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/726
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12438
Data de defesa: 27-Jan-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/726/1/Kalid%20Ali%20Nafal.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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