Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12412
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
Autor: Marques, Marcelo
Primeiro orientador: Bido, Diógenes de Souza
Primeiro membro da banca: Godoy, Arilda Schmidt
Segundo membro da banca: Antonello, Cláudia Simone
Resumo: Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.
Abstract: The objective of this study is to understand the interaction role between learner and instructor in learning processes related to professional training using e-learning. The research, based on qualitative design, used semi-structured interview to collect data. The research subjects are sales representatives and sales managers of an international pharmaceutical company, established more than 50 years ago in Brazil. As main results of this study, there is a preference for presential interaction between learners theirselves, and low interaction between learner and instructors in e-learning trainings. Both managers and sales representatives support e-learning trainings but with a strong preference for a mix of distance and presential training classes. Individual learning in e-learning trainings is thereafter shared with team mates and its applicability on daily activities.
Palavras-chave: e-learning;  aprendizagem;  interação;  força de vendas;  e-learning;  learning;  interaction;  sales force
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/700
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12412
Data de defesa: 26-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/700/1/Marcelo%20Marques.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.