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Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos e capacidades em situação de turnaround: um estudo de caso no negócio de alimentos
Autor: Silva, Carlos Vinnícius
Primeiro orientador: Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Primeiro membro da banca: Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Segundo membro da banca: Ferreira, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos
Resumo: O objetivo desta dissertação foi entender os recursos e capacidades que se mostraram estratégicos no processo de turnaround visando à criação de valor para os clientes da empresa, sob a perspectiva da Visão Baseada em Recursos VBR. Foi adotado o método de pesquisa qualitativo de caráter exploratório descritivo para o estudo de um caso único, tendo sido empregado um roteiro padronizado de perguntas abertas. O tratamento dos dados se deu por técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados oito executivos da área de vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento, precificação e lucratividade e de cadeia de suprimentos que atuavam na empresa na época em que ocorreu o turnaround. A empresa é uma das principais multinacionais que opera globalmente no mercado de ingredientes para indústria de alimentos, atuando no segmento empresa-empresa. Os resultados indicaram que os recursos, conhecimento técnico e equipe comercial especificamente preparada, e as capacidades, mudança de mindset e sinergia entre as áreas, foram consideradas estratégicas por terem suportado as estratégias de turnaround, permitindo que a empresa do estudo recuperasse a lucratividade. Constatou-se que a debilidade desses recursos pode levar empresas de ingredientes para indústria de alimentos, que atuam no segmento empresa-empresa, a um processo de comotidização e consideráveis dificuldades de sobrevivência neste mercado. E que além de possuir esses recursos, a empresa precisa ter a capacidade de mantê-los em sinergia e focados nas necessidades do cliente para que possa obter vantagem competitiva.
Abstract: The aim of this dissertation has been to understand the resource and capabilities that proved to be strategic in the turnaround process, creating value to the company customer, from the Resource Based-View RBV perspective. The research method adopted to this single case study was the exploratory descriptive with qualitative approach, applying an standardized script of open questions. The content analysis technique has been used for the data treatment. Eight business executives were interviewed from sales, marketing, research and development, pricing and profitability and supply chain area, which were working in the company when the turnaround process happened. The company is one of the most important global supplier companies for the food ingredients market, operating in the business-to-business segment. The results have indicated that the resources, technical expertise and sales team specifically prepared, and the capabilities, mindset change and synergy between the internal areas, were considered strategic due to the fact that they supported the turnaround strategies, enabling the company to recover its profitability. It has been found that the debility of these resources might lead the food ingredient market suppliers, which operate in the business-to-business segment, to operate like in the commodity segment and to face substantial difficulties to survive in the market. In addition to have these resources, the company must have the capability to keep them in synergy and focused on customer needs, thereby it might acquire competitive advantage.
Palavras-chave: empresa de ingredientes;  turnaround;  criação de valor;  recursos e capacidades;  ingredient company;  turnaround;  value creation;  criação de valor;  resource and capabilities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: SILVA, Carlos Vinnícius. Recursos e capacidades em situação de turnaround: um estudo de caso no negócio de alimentos. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/669
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12383
Data de defesa: 5-Nov-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/669/1/Carlos%20Vinniciusaa.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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