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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dignidade e valores organizacionais percebidos pelo cliente
Autor: Ferreira, Mauro Silva
Primeiro orientador: Teixeira, Maria Luisa Mendes
Primeiro membro da banca: Domenico, Silvia Marcia Russi de
Segundo membro da banca: Araujo, Bruno Felix Von Borell de
Resumo: Esta pesquisa buscou estabelecer a influência dos Valores Organizacionais sobre as Práticas de Dignidade Organizacional, através da utilização de duas escalas: a escala de Práticas de Dignidade Organizacional, desenvolvida por Teixeira et al. (2010) para ser utilizada pelos stakeholders das empresas e criada a partir de pesquisa efetuada com empregados; e a escala de Valores Organizacionais, desenvolvida por Guardani (2008), e voltada exclusivamente para clientes. A pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, foi desenvolvida a partir de uma amostra não probabilística e utilizou os métodos de Análise dos Componentes Principais (ACP), Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Análise de Equações Estruturais. Os resultados confirmaram a influência de fatores de Valores Organizacionais sobre os fatores de Dignidade Organizacional, principalmente de valores relativos a Respeito aos stakeholders e de Bem-estar dos empregados, porém constatou-se que valores relacionados a Domínio e poder não apresentaram relação significante com Dignidade Organizacional. Os resultados alcançados reforçam a necessidade das organizações de estabelecer, em conjunto com seus colaboradores e clientes, práticas baseadas em valores morais e éticos que balizem suas ações e permitam negócios vantajosos tanto para as empresas quanto para os clientes.
Abstract: This study aimed to establish the influence of Organizational Values on Practices of Organizational Dignity, by using two scales: the scale of Organizational Dignity Practices, developed by Teixeira et al. (2010) for use by stakeholders of companies and created from research conducted with employees; and the scale of Organizational Values, developed by Guardani (2008), and dedicated exclusively to customers. The descriptive research, quantitative, was developed from a non-probability sample and used the Principal Components Analysis (PCA), Exploratory Factor Analysis (EFA), Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equation Analysis. The results confirmed the influence of Organizational Values factors on the Dignity of Organizational factors, especially values for Respect for stakeholders and Well-being of employees, but it was found that values related to Authority and Power do not show significant relationship with Organizational Dignity. The results achieved reinforce the need of organizations to establish, together with their employees and customers, practices based on moral and ethical values, which may benchmark their actions and allow advantageous business both for companies and for customers.
Palavras-chave: valores organizacionais;  dignidade organizacional;  clientes;  organizational values;  organizational dignity;  customers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: FERREIRA, Mauro Silva. Dignidade e valores organizacionais percebidos pelo cliente. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/652
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12366
Data de defesa: 6-Fev-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/652/1/Mauro%20Silva%20Ferreiraprot.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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