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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conflito e interdependência na cadeia de suprimentos de marcas próprias
Autor: Drügg, Antonio Carlos
Primeiro orientador: Brito, Eliane Pereira Zamith
Primeiro membro da banca: Popadiuk, Silvio
Segundo membro da banca: Barrizzelli, Nelson
Resumo: A cadeia de suprimentos envolve participantes com objetivos conflitantes. Naturalmente, então, formam-se situações de atrito, nas quais o poder de interferência de uma empresa sobre as decisões estratégicas da outra acaba por definir, muitas vezes, a conformação final da cadeia. Tais atritos podem, eventualmente, alterar características do produto ofertado ao consumidor final, que fica no último elo dessa cadeia. Quando o assunto é marcas próprias esse aspecto comportamental da cadeia de suprimentos fica ainda mais atenuado por haver uma relação diferenciada de fornecimento entre produtor e varejista. O objetivo deste estudo foi a análise do desenvolvimento e comercialização de marcas próprias dentro do contexto conflituoso da cadeia de suprimentos, utilizando para isso o método de estudo de casos múltiplos. Concluiu-se que nos casos estudados o fornecimento de marcas próprias não contribui para amenização do problema de conflito, pelo contrário, pode tornar-se uma fonte de desavenças.
Abstract: The supply chain management involves participants with conflicting objectives. Attrition situations naturally occur and the use of power defines the conformation of the supply chain. Such attritions can, eventually, modify the product offered to the consumer, in the last loop of the chain. On the private label issue the behavioral dimension of the supply chain is even more accentuated because of differentiated retailer-manufacturer relationship. This paper analyzes the development and commercialization of private label products in the context of the supply chain. Using multiple case studies it was found that the private label factor does not contribute to minimizing the conflict, and in the contrary it might become a source of disagreements.
Palavras-chave: marcas;  marcas próprias;  varejo;  cadeia de suprimentos;  fornecimento;  brands;  own brand;  private label;  supply chain;  retail;  manufacture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: DRÜGG, Antonio Carlos. Conflito e interdependência na cadeia de suprimentos de marcas próprias. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/647
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12361
Data de defesa: 31-Mai-2006
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/647/1/Antonio%20Carlos%20Drugg.pdf
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