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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva processual da gestão do conhecimento na atividade de planejamento de demanda de firmas
A perspectiva processual da gestão do conhecimento na atividade de planejamento de demanda de firmas
Autor: Santos, André Eduardo Miranda dos
Primeiro orientador: Popadiuk, Silvio
Primeiro membro da banca: Antonello, Cláudia Simone
Segundo membro da banca: Rodrigues, Leonel Cezar
Resumo: Grande atenção tem sido dada à temática gestão do conhecimento nos últimos anos. Artigos e livros têm sido publicados e empresas têm aumentado os investimentos nesse campo de estudo, que apresenta multidisciplinariedade com outros temas, como sistemas de informação, gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Inseridas em um ambiente de concorrência e competitividade, grandes empresas convivem com a constante variação da demanda de seus produtos, o que torna essencial a existência de uma atividade diária de previsão de situações futuras, a fim de se maximizar os resultados e de se fornecer valor ao negócio. Tal atividade se situa em um campo de estudo que passa pela área de marketing e planejamento de produção. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi relacionar a gestão do conhecimento, sob uma perspectiva processual, na atividade de planejamento de demanda, em uma pesquisa de caráter exploratório realizada em cinco empresas diferentes, pertencentes a cinco setores diferentes, caracterizada como um estudo de multicasos. As evidências foram perquiridas por meio de entrevistas, observação e análise de documento, sendo que, para análise e interpretação dos dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados revelaram a presença de elementos de conhecimento explícito, tácito e cultural na atividade de planejamento de demanda: ferramentas de tecnologia da informação e documentos, experiência dos profissionais, meios de transferência do conhecimento, interação coletiva, relações sociais e visão corporativa que direciona o negócio empresa. Além disso, os processos de criação, transferência, armazenamento e de uso do conhecimento também foram considerados no resultado da pesquisa, destacando-se os diferentes encontros formais agendados para a troca de conhecimento e o elemento de "combinação do conhecimento , caracterizado pela interação entre as pessoas durante a criação do conhecimento e proposto no processo de Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
Abstract: Great attention has been dedicated to knowledge administration thematic in the last years. Articles and books have been published and companies have been increasing the investments in that study field, that presents multidisciplinary relationship with other themes, such as information, human resources administration and organizational behavior systems. Inserted in an environment of competition and competitiveness, great companies coexist with the constant variation of the demand for their products, turning essential the existence of a daily activity foreseeing future situations, in order to maximize the outcome and to provide value to the business. Such an activity is situated in a field of study which goes by the area of marketing and production planning. In this sense, the objective of this study was to list the knowledge management, under a Processual perspective, in the demand planning activity, in an exploratory nature research carried out in five different companies, pertaining companies to five different sectors, characterized as a multi-case case study. The evidences were acquired by means of interviews, observation and document analysis, where content analysis was employed for analyzing and interpreting data. The outcome revealed the presence of elements having explicit, tacit and cultural knowledge in the demand planning activity: information technology tools the and documents, experience of professionals, means for transferring knowledge, collective interaction, social relationships and corporative vision what directs the business. In addition, the creation, transfer, storage and knowledge use processes were also considered as an outcome of the research, standing out the different formal meetings scheduled for knowledge exchange and the "knowledge combination" element, characterized by the interaction among the people during the process of knowledge creation and proposed in the Socialization, Externalization, Combination and Internalization process.
Palavras-chave: gestão do conhecimento;  conhecimento tácito;  conhecimento explícito;  planejamento de demanda;  planejamento de vendas;  mensuração da demanda;  knowledge management;  tacit knowledge;  explicit knowledge;  demand planning;  sales planning;  demand mensuration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: SANTOS, André Eduardo Miranda dos. A perspectiva processual da gestão do conhecimento na atividade de planejamento de demanda de firmas. 2006. 295 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/646
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12360
Data de defesa: 31-Mai-2006
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/646/1/Andre%20Eduardo%20Miranda%20dos%20Santos.pdf
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