Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12352
Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução de modelo de negócio e o processo de criação de valor no setor de serviço de valor agregado móvel: uma análise a partir das dimensões do capital intelectual
Autor: Bonazzi, Fabio Luiz Zandoval
Primeiro orientador: Meirelles, Dimária Silva e
Primeiro membro da banca: Popadiuk, Silvio
Segundo membro da banca: May, Marcia Ramos
Resumo: Teve-se como objetivo, neste estudo, compreender o papel do capital intelectual no processo de criação de valor ao longo das diferentes fases evolutivas do modelo de negócio de uma empresa de Serviço de Valor Agregado (SVA) móvel. Foram revisados os constructos teóricos de valor, capital intelectual, modelo de negócio e perspectiva processual. A partir deles, foi desenvolvido um modelo conceitual capaz de integrar as dimensões humana, estrutural e relacional do capital intelectual, e orientá-las ao processo de criação, entrega e captura de valor para a empresa, numa perspectiva evolutiva de modelo de negócio. Esse modelo conceitual, foi aplicado empiricamente na empresa Movile, desenvolvedora de tecnologia SVA móvel, por meio de um estudo de caso único, realizado em um intervalo de 18 meses, entre abril de 2013 e setembro de 2014. Os dados foram coletados mediante a realização de seis entrevistas e complementados por artefatos primários, secundários e observações diretas. Como resultado, pôde-se observar que as dimensões humana, estrutural e relacional do capital intelectual, encontram-se intimamente relacionadas ao processo de criação de valor, e foram gradativamente construídas e articuladas ao longo de um processo evolutivo organizacional de mais de 15 anos. Nesse período, foram identificados seis diferentes modelos de negócio, envolvendo o passado, presente e futuro da empresa. Na fase inicial, observou-se que as dimensões humana e relacional foram essenciais para a criação de valor. Nas etapas subsequentes, observou-se uma alternância da importância das dimensões no processo de criação de valor, e um aprimoramento e modificação das características de cada dimensão, evidenciando ser a dimensão relacional o fator determinante para a criação de valor em um futuro de longo prazo da empresa. Como contribuição empírica, a análise evolutiva do modelo de negócio, por meio da articulação das dimensões do capital intelectual, fornece elementos analíticos para as novas empresas que venham a surgir e se estabelecer no setor de SVA Móvel. No tocante às operadoras de telecomunicações, observou-se que essas tendem a evoluir para uma atuação de pipe, substancialmente voltada para o fornecimento de infraestrutura tecnológica às empresas de SVA móvel.
Abstract: This study aimed to understand the intellectual capital role, in the value creation process, throughout the different phases of the business model, in a mobile value added service (VAS) company. The theoretical constructs of value, intellectual capital, business model and process perspective, have been reviewed. From these constructs, a conceptual model has been developed. This model is able to integrate human, structural and relational dimensions of intellectual capital, and guide them to process of creating, delivering and capturing value for the company, through a business model evolutionary perspective. The conceptual model was empirically applied to the Movile company, a VAS technology developer, through a single case study, carried out at an interval of 18 months, in a period comprised between april 2013 and september 2014. Data were collected from six interviews, and complemented by primary and secondary artifacts, as well as by direct observations. As a result, it has been observed that human, structural and relational dimensions of intellectual capital, are closely related to value creation process, and were gradually built and hinged along an organizational evolutionary process, of more than 15 years. During this period, six different business models were identified, involving the past, present and future of the company. In the initial phase, human and relational dimensions were essential to value creation. In subsequent steps, there was an importance alternation of dimensions in value creation process, and an enhancement of each dimension features, showing the relational dimension as a determining factor for value creation in the company long-term future. As an empirical contribution, the business model evolutionary analysis, through the articulation of the intellectual capital dimensions, provides analytical elements for new companies that emerge in Mobile VAS industry. In relation to the telecommunications companies, these tend to turn into a pipe performance, substantially focused on providing technology infrastructure to mobile VAS companies.
Palavras-chave: capital intelectual;  modelo de negócio;  perspectiva processual;  criação de valor;  estudo de caso;  serviço de valor agregado móvel;  SVA móvel;  intellectual capital;  business model;  processual perspective;  value creation;  case study;  mobile value added service;  mobile VAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/638
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12352
Data de defesa: 26-Nov-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/638/1/Fabio%20Luiz%20Zandoval%20Bonazzi%201.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.