Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12341
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mensuração da exposição no momento do default (EAD) para derivativos de balcão através da simulação de Monte Carlo
Autor: Vogliotti, Rodrigo
Primeiro orientador: Kimura, Herbert
Primeiro membro da banca: Basso, Leonardo Fernando Cruz
Segundo membro da banca: Kayo, Eduardo Kazuo
Resumo: A dificuldade em desenvolver um modelo estatístico que contemple variáveis aleatórias e a necessidade de intensa capacidade para processamento de dados são os principais desafios para a mensuração do risco de crédito de contraparte. A necessidade em conhecer o valor da exposição no momento do default (EAD) em um instrumento derivativo é fator decisivo para a precificação, gestão do portfólio e alocação de capital. Recentes acontecimentos como a criação de produtos inovadores, o advindo do novo acordo de Basileia (Basileia II) e a crise de crédito de 2007/08 reforçaram a importância de se saber qual o risco de crédito efetivo que cada contraparte está exposta em uma determinada transação. O objetivo deste estudo foi desenvolver modelos para mensuração do risco de crédito da contraparte a partir da estimação da exposição da contraparte para títulos, ações e contrato a termo de ações através da utilização da simulação de Monte Carlo. Os resultados da análise de sensibilidade indicam que certos parâmetros como a taxa de juro, a média e o desvio padrão apresentam forte correlação linear com a exposição (EAD) calculada e podem ser importantes direcionadores para o processo decisório. No modelo de contrato a termo de ações foi verificado que variáveis aleatórias correlacionadas potencializam o valor da exposição.
Abstract: The difficulty in developing a statistical model that includes random variables and the need for intensive data processing capacity are the main challenges for the measurement of counterparty credit risk. The need to know the exposure value at the time of default (EAD) on a derivative instrument is a decisive factor for pricing, portfolio management and capital allocation. Recent events such as the creation of innovative products, coming from the new Basel Accord (Basel II) and the credit crisis of 2007/08 reinforce the importance of knowing what the actual credit risk exposure in a particular transaction. The aim of this study was to develop models for measuring credit risk of the counterparty from the estimation of counterparty exposure to bonds, equities and forward contract through the use of Monte Carlo simulation. The results of the sensitivity analysis indicate that certain parameters such as the interest rate, the mean and standard deviation show strong linear correlation with exposure (EAD) and this issue can be an important driver for the decision-making process. In the model of forward contract was found that correlated random variables can potentiate the exposure value.
Palavras-chave: risco de crédito;  risco de crédito de contraparte;  Basileia;  exposição no momento do default;  credit risk;  counterparty credit risk;  Basel;  exposure at default
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: VOGLIOTTI, Rodrigo. Mensuração da exposição no momento do default (EAD) para derivativos de balcão através da simulação de Monte Carlo. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/627
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12341
Data de defesa: 17-Ago-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/627/1/Rodrigo%20Vogliotti.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.