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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
Autor: Deo, Elisangela
Primeiro orientador: Bido, Diógenes de Souza
Primeiro membro da banca: Ferreira, Jorge Flavio
Segundo membro da banca: Silva, Dirceu da
Resumo: O estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia.
Abstract: The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.
Palavras-chave: aprendizagem informal;  estratégias de aprendizagem informal;  competências;  média gerência;  métodos mistos;  formal learning;  informal learning strategies;  skills;  middle managers;  mixed methods
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/609
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12324
Data de defesa: 29-Ago-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/609/1/Elisangela%20Deo.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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