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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inovação aberta no setor de tecnologia da informação no Brasil
Autor: Silva, Márcia Aparecida Vieira
Primeiro orientador: Zilber, Moisés Ari
Primeiro membro da banca: Moori, Roberto Giro
Segundo membro da banca: Plonski, Guilherme Ary
Resumo: Esta dissertação procurou identificar os resultados obtidos pelo processo de inovação aberta e sua contribuição para o desenvolvimento de novos mercados, levando em consideração a obtenção de vantagem competitiva. O estudo faz um resgate sobre os conceitos de vantagem competitiva, estratégias empresariais, desenvolvimento de mercados, tecnologia de informação, inovação e inovação aberta. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo exploratório. As informações dos elementos-chave foram extraídas por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado. Foram entrevistados seis gestores de empresas elaboradoras de software e consultoria no setor de tecnologia da informação que adotaram o modelo de inovação de aberta. Para o tratamento e interpretação dos dados coletados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, seguindo os procedimentos recomendados por Bardin (2007). Como resultado, a pesquisa revelou que os benefícios estão relacionados ao aumento de produtividade, diminuição de riscos, compartilhamento de custos, agilidade no desenvolvimento de produtos e cumprimento no prazo de entrega. Por meio do modelo delta foi identificado que as empresas elaboradoras de software e consultoria focam o relacionamento com o cliente, oferecendo soluções diferenciadas. Quanto à contribuição do processo de inovação aberta, o modelo facilita a penetração e desenvolvimento de mercados.
Abstract: This dissertation sought to identify the results from the innovation open process and its contribution to the development of new markets, considering the achievement of competitive advantage. The study reviews the concepts of competitive advantage, business strategies, market development, information technology, innovation and open innovation. The research was qualitative exploratory. The key element information was obtained by semi-structured interviews. Six managers from software producer companies were interviewed and also a consulting firm in the field of information technology that have adopted the model of open innovation. The technique of content analysis was used for the processing and interpretation of the collected data, according to the procedures recommended by Bardin (2007). As a result the survey showed that the benefits, among others, are related to increased productivity, reduced risks, cost sharing, responsiveness, product development, compliance to the deadline. The delta model was utilized to identify the software producer companies and consulting firm that has a focus on relationship customer, that offers differentiated solutions. As the contribution of the open innovation process, the model facilitates the penetration and market development.
Palavras-chave: inovação;  adoção da inovação aberta;  estratégias empresariais;  desenvolvimento de mercados;  innovation;  open innovation adoption;  business strategies;  market development
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/605
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12320
Data de defesa: 26-Set-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/605/1/Marcia%20Aparecida%20Vieira%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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