Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12292
Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos e competências relevantes no desenvolvimento de novos veículos tendo em vista a redução do consumo energético: um estudo de caso no setor automotivo
Autor: Sambiase, Rafael Iuliano
Primeiro orientador: Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Primeiro membro da banca: Moori, Roberto Giro
Segundo membro da banca: Bulgacov, Sergio
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo verificar que recursos e competências têm sido mais relevantes no processo de desenvolvimento de novos veículos, tendo em vista a redução do consumo energético estabelecida pelo Novo Regime Automotivo brasileiro, dentro das estratégias de negócios da Volkswagen de Brasil (VWB) do ponto de vista dos gestores, técnicos e especialistas no assunto que atuam nas áreas de planejamento, desenvolvimento e marketing do produto. Para a sua fundamentação, foram utilizados conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based View). A pesquisa foi do tipo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas estruturadas com perguntas abertas. Foram entrevistados seis gestores das áreas de planejamento, desenvolvimento e marketing do produto, envolvidos nesse processo de desenvolvimento de novos veículos. Os dados foram tratados e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se como recursos estratégicos, o pessoal capacitado e o conhecimento técnico, e como competências estratégicas, a capacidade de análise, simulação e medição. Verificou-se que estes recursos e competências são estratégicos, porém a sua sustentabilidade não está assegurada uma vez que eles podem ser facilmente adquiridos ou desenvolvidos pelos concorrentes que não os possuem ou que não os utilizam com este foco. Dentre as descobertas relevantes, observou-se que além da inter-relação existente entre os recursos e as competências, a VWB possui uma ampla base de recursos que pode ser utilizada para a manutenção, desenvolvimento e aprimoramento contínuo das competências e dos recursos estratégicos identificados para este processo. O desenvolvimento de novos produtos busca reduzir custos por meio da redução de impostos oferecida pelo Novo Regime Automotivo, que é um movimento esperado para todos os concorrentes. Diante desse cenário, a empresa adota uma estratégia de diferenciação focada para ofertar veículos que apresentam essas características.
Abstract: This dissertation aimed to verify which resources and competences have been more relevant in the developing process of new vehicles, focusing the energy consumption reduction established for the Brazilian New Automotive Regime within the business strategies of Volkswagen do Brasil (VWB), from the point of view of managers, technicians and specialists in this subject of planning, marketing and product development departments. For its support, it was used concepts of the Resource-Based View (RBV). The research was exploratory and descriptive, adopted a qualitative approach conducted through structured interviews with open questions. Were interviewed six managers of planning, marketing and product development, involved in this developing process. Data were processed and analyzed using the Content Analysis. As results it was identified as strategic resources, trained personnel and technical knowledge, and as strategic competences the capacity of analysis, simulation and measurement. Besides these resources and competences are strategic, their sustainability are not assured since they can be easily acquired or developed by competitors that do not have or do not use them with this focus. Among relevant discoveries it was observed that beyond the inter-relationship between the resources and competences VWB has a wide resource base that can be used for the maintenance, development and continuous improvement of the identified competences and strategic resources for this process. The development of new products aims to reduce costs through a reduction of taxes due to the New Automotive Regime, that is a movement expected for all competitors. Given this scenario the company adopts a focused differentiation strategy.
Palavras-chave: administração estratégica;  recursos e competências;  estratégia;  novo regime automotivo;  strategic management;  resources and competences;  strategy;  brazilian new automotive regime
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/577
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12292
Data de defesa: 8-Abr-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/577/1/Rafael%20Iuliano%20Sambiase.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.