Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12274
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de alianças estratégicas no Brasil e a criação de valor para as empresas participantes
Autor: Oliveira Neto, Luis Elesbão de
Primeiro orientador: Kayo, Eduardo Kazuo
Primeiro membro da banca: Barros, Lucas Ayres Barreira de Campos
Segundo membro da banca: Securato, José Roberto
Resumo: Nos anos recentes, as alianças estratégicas têm sido cada vez mais utilizadas como alternativas à integração vertical das empresas. Dando continuidade a uma linha de investigação que teve início em meados da década de 1980 com o artigo clássico de McConnell e Nantell (1985), este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto dos anúncios de formação de alianças estratégicas, em todas as suas diversas formas, sobre os preços das ações das empresas participantes das alianças. A partir de uma amostra constituída por 147 anúncios de formação de alianças estratégicas, publicados no período de 1996 a 2006, envolvendo 48 empresas de diferentes setores, desenvolveu-se estudo de evento apoiado no eixo teórico da Hipótese da Eficiência de Mercado, postulada por Fama (1970). Os resultados obtidos a partir da amostra total sugerem que o mercado brasileiro de capitais reage positivamente a anúncios de formação de alianças e de maneira bastante consistente com a suposição de eficiência de mercado, apresentando resultados estatisticamente significantes para uma janela do evento de dois dias. Os resultados obtidos a partir das segmentações da amostra também sugerem significativos indícios de que as joint ventures são percebidas pelos investidores como formas de associação que possuem maior potencial de agregação de valor para as empresas, quando comparadas às outras formas de alianças.
Abstract: In the past few years, strategic alliances have been more and more used as alternatives to the vertical integration of companies. Continuing a line of investigation that began in the middle of the eighties with the classic article written by McConnell e Nantell (1985), the purpose of this essay is to evaluate the impact of announcements of strategic alliances formations, in all their many forms, over the stock prices of the companies participating in the alliances. From a sample formed by 147 announcements of strategic alliances formations, published from 1996 to 2006, involving 48 companies from different areas, an event study was developed based on the Market Efficiency Hypothesis s theory, as postulated by Fama (1970). The results obtained from the total sample suggest that the Brazilian s capital market reacts positively to announcements of strategic alliances formations, and in a very consistent way with the market efficiency s hypotheses, presenting statistically significant results considering an event window of two days length. The results obtained from the sample segmentations also suggest significant indications that investors perceive joint ventures as a type of association that have a higher potential to aggregate value to companies, when compared to other forms of alliances.
Palavras-chave: alianças estratégicas;  estudo de evento;  criação de valor;  strategic alliance;  event study;  value creation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: OLIVEIRA NETO, Luis Elesbão de. A formação de alianças estratégicas no Brasil e a criação de valor para as empresas participantes. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/559
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12274
Data de defesa: 7-Mar-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/559/1/Luis%20Estebao%20de%20Oliveira%20Neto.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.