Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12273
Tipo do documento: Dissertação
Título: Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee
Autor: Costa, Lucimara Amorim da
Primeiro orientador: Antonello, Cláudia Simone
Primeiro membro da banca: Godoy, Arilda Schmidt
Segundo membro da banca: Boff, Luiz Henrique
Resumo: Este estudo objetiva compreender como elementos do ambiente organizacional influenciam a aprendizagem dos indivíduos. A investigação, de natureza qualitativa, teve por sujeitos, doze indivíduos que atuam na área financeira e participam ou participaram do programa de trainee conhecido como FMP (Finance Management Program) da empresa General Electric do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e no processo analítico foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo indicam que as políticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento contínuo dos indivíduos com ênfase no autodesenvolvimento influenciam o processo de aprendizagem dos sujeitos. Além disso, uma cultura que incentiva a questão de melhoria e a formação de líderes voltados para a aprendizagem, aliada a uma estrutura organizacional que oportuniza a comunicação e o trabalho em equipe podem contribuir para facilitar o processo de aprendizagem dos indivíduos nas organizações. Os resultados também sugerem uma dupla importância do papel da dimensão tempo, enquanto elemento crítico e facilitador, no fenômeno em estudo.
Abstract: The purpose of this study is to comprehend how the elements of the organizational environment influence the learning of the individuals. The investigation, of qualitative nature, had as subjects, twelve individuals that act in the financial area and participate or participated of the trainee program known as FMP (Finance Management Program) of the General Electric Company of Brazil. The data collection was performed by semi-structured interviews and procedures of content analysis were used in the analytical process. The main results of the study indicate that the managing policies of people turned to the non-stopping development of the individuals with emphasis on the self-development influence the learning process of the subjects. Besides this, a culture that incentives the improvement issue and the leader formation turned to learning, allied to an organizational structure that gives opportunity to communication and to team work may contribute to ease the learning process of individuals in the organizations. The results also suggest a double importance of the time dimension role, as critical and easing element, in the phenomenon studied.
Palavras-chave: aprendizagem;  ambiente organizacional;  cultura;  líderes;  learning;  organizational environment;  culture;  leaders
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: COSTA, Lucimara Amorim da. Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/558
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12273
Data de defesa: 5-Mar-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/558/1/Lucimara%20Amorim%20da%20Costa.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.