Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12256
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
Autor: Pedro, Maurício da Silva
Primeiro orientador: Godoy, Arilda Schmidt
Primeiro membro da banca: Bido, Diógenes de Souza
Segundo membro da banca: Oliva, Eduardo de Camargo
Resumo: O contexto global e competitivo faz com que as organizações tenham a expectativa de que a aprendizagem e a criação de conhecimento aconteçam de maneira contínua e que os trabalhadores compartilhem o que sabem com seus pares, no grupo e por toda a organização. Nesse sentido, a aprendizagem informal que está integrada ao cotidiano das pessoas no trabalho, ganha importância no âmbito organizacional e acadêmico. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciam a aprendizagem informal de uma equipe de vendas. A pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa e a coleta dos dados foi realizada através de questionário eletrônico. Os resultados indicam que as pessoas utilizam a aprendizagem informal quando buscam aprender alguma coisa nova no ambiente de trabalho. Revelam que os fatores ambientais (inibidores) não estão impactando o engajamento dessa equipe em atividades de aprendizagem informal e que as características pessoais (facilitadores), por outro lado, exercem a função de motivador para a aprendizagem. Foram feitas, ainda, comparações entre os resultados encontrados da equipe de vendas com pesquisas junto à professores, profissionais de recursos humanos e também de tecnologia da informação, indicando que não há diferenças significativas entre esses grupos de profissionais.
Abstract: The global and competitive context lead the organizations to have the expectation that learning and the creation of knowledge take place continuously and to believe that their workers are to share what they know with their coworkers in the group and throughout the organization. In this sense, informal learning that is integrated into the daily lives of people at work, gain importance in the organizational and academic scenery. Therefore the objective of this research is to identify and analyze the factors that influence informal learning in a sales team. The methodology used was quantitative and the data were collected using online survey. The results indicate that people use informal learning as they seek to learn something new in the workplace. They reveal that environmental factors (inhibitors) are not impacting the engagement of the staff in informal learning activities and personal characteristics (facilitators) on the other hand, play the role of motivator for learning. Comparisons were also made between the sales team results and research with teachers, human resource professionals as well as information technology specialists, indicating no significant differences among these groups of professionals.
Palavras-chave: aprendizagem individual;  aprendizagem informal;  aprendizagem no setor de vendas;  individual learning;  informal learning;  learning in the sales sector
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/541
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12256
Data de defesa: 27-Jan-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/541/1/Mauricio%20da%20Silva%20Pedro.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.