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Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreendendo a construção e reconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso
Autor: Leitão, Sueli dos Santos
Primeiro orientador: Domenico, Silvia Marcia Russi de
Primeiro membro da banca: Brunstein, Janette
Segundo membro da banca: Paz, Maria das Graças Torres da
Resumo: Esse estudo buscou compreender o fenômeno da mudança organizacional por uma perspectiva que considera o elemento humano não como um recurso a favor ou resistente à mudança, mas como pessoas que agem e interagem continuamente na construção do processo. Ao considerar a mudança organizacional a partir das interações entre stakeholders, pode-se fazê-lo levando em conta os valores subjacentes a essas interações, denominados valores relativos à competição organizacional (VRCO). Por entender a mudança como um processo contínuo de construção e compartilhamento de significados nas interações entre os stakeholders e, que os valores relativos à competição organizacional subjazem a essas interações, o presente estudo objetivou compreender como os valores relativos à competição organizacional são construídos e reconstruídos ao longo do processo de mudança organizacional. Para isso, adotou-se a estratégia de pesquisa do estudo de caso e a metodologia qualitativa,considerando como fontes de evidência entrevistas semi-estruturadas e em profundidade, num total de 20 entrevistas, observação não-participante, conversas espontâneas e documentos para a construção do material empírico, utilizando a análise de dados qualitativos para análise e interpretação dos dados. Os resultados mostraram que os VRCO podem ser alterados à medida que a introdução e aceitação de novos discursos transformam a maneira com que as pessoas interagem, reforçando comportamentos ao longo do tempo e levando a novas práticas entre stakeholders e, portanto, à modificação de valores, entendidos aqui como valores relativos à competição organizacional. Como contribuição aos gestores, esse estudo oferece um entendimento mais profundo sobre o fenômeno da mudança organizacional, acessando aspectos que, por estarem subjacentes (valores), recebem pouca atenção nos processos de mudança.
Abstract: This study it searched to understand the phenomenon of the organizational change by a perspective that considers the human element not as a resource that resist or accept the change, but as people who act and interact continuously in the construction of the process. When considering the organizational change from the interactions between stakeholders, it can do it taking in account the underlying values to these interactions, called Values Relative to Organizational Competition (VROC). For understanding the change as a continuous process of construction and sharing of meanings in the interactions between stakeholders and, that the Values Relative to Organizational Competition underlying these interactions, the present study seeks to understand as the Values Relative to Organizational Competition are constructed and reconstructed throughout the process of organizational change. For this, it was adopted strategy of research of the study of case and the qualitative methodology,considering as sources of evidence half-structuralized interviews and in depth, in a total of 20 interviews, observation not-participant, naturally occurring talk and documents for the construction of the empirical material, using the analysis of qualitative data for analysis and interpretation of the data. The results had shown that the VRCO can be modified to the measure that the introduction and acceptance of new discourse transforms the way with that the people interact, strengthening behaviors throughout the time and taking new the practical ones between stakeholders e, therefore, to the modification of values, understood here as Values Relative to Organizational Competition. As contribution to the managers, this study offers a deeper agreement on the phenomenon of the organizational change, having access aspects that, for being underlying (values), receive little attention in the processes from change.
Palavras-chave: mudança organizacional;  valores relativos à competição organizacional;  discurso;  organizational change;  values relative to organizational competition;  discourse
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/512
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12227
Data de defesa: 19-Ago-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/512/1/Sueli%20dos%20Santos%20Leitao.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

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