Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12192
Tipo do documento: Tese
Título: Processos de aprendizagem organizacional na formulação e implementação de estratégias
Autor: Caldeira, Adilson
Primeiro orientador: Godoy, Arilda Schmidt
Primeiro membro da banca: Bataglia, Walter
Segundo membro da banca: Brunstein, Janette
Terceiro membro da banca: Antonello, Cláudia Simone
Quarto membro da banca: Oliva, Eduardo de Camargo
Resumo: Este estudo foi realizado a partir da questão: Como ocorre a formulação e implementação de estratégias, qual a contribuição desse processo para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional e de que forma a aprendizagem influencia a evolução do processo de formulação e implementação de novas estratégias na organização? Em busca da resposta, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso na empresa Petrobras, na qual os dados foram colhidos utilizando-se entrevistas, análise de documentos e observação não-participante. Em primeiro lugar, são apresentados os dados históricos e a descrição do planejamento estratégico na organização pesquisada. A seguir, apresenta-se a visão dos gestores a respeito da formulação e implementação de estratégias e seu aprendizado. As declarações dos executivos foram analisadas a partir de quatro categorias principais: análise do ambiente externo, análise interna e aprendizagem ocorrida nesse processo; formulação de estratégias e aprendizagem ocorrida nesse processo; implementação de estratégias e aprendizagem ocorrida nesse processo; facilitadores e barreiras à aprendizagem. Os resultados revelam que os entrevistados vêem a formulação e implementação de estratégias como meios de aprendizagem e demonstram acreditar que a aprendizagem resultante contribui para o desempenho da empresa por desenvolver sua capacitação para formular e implementar novas estratégias. Por se tratar de estudo de um caso específico, a pesquisa não possibilita que as conclusões sejam estendidas a outras organizações de características semelhantes ou, tampouco, generalizadas. Contudo, possibilita uma visão sobre a natureza e a composição dos fenômenos de aprendizagem e de estratégia no contexto da organização pesquisada.
Abstract: This study considered the question: How do strategy formulation and implementation happen, which is the contribution of that process to organizational learning development and through what means learning affects the evolution of new strategies formulation and implementation in the organization? A qualitative research was conducted by means of a single case study approach, using interviews, documental analysis and non-participant observation conducted at Petrobras. After presenting the history of company and its strategic planning process, the study discusses how managers see their learning when formulating and implementing strategies, considering four main categories: external and internal environment analysis and resultant learning; strategy formulation and resultant learning; strategy implementation and resultant learning; learning barriers and facilitators. The research reveals that managers see strategy formulation and implementation as a way to provide learning. They also believe that outcoming learning contributes to company's performance by increasing its ability to formulate and to implement new strategies. As a single case study, the research cannot explain all organization behavior and activity as it relates to strategy formulation and implementation and organizational learning. However the study provided a first look at the nature and composition of both phenomena - Learning and Strategy - in the context of an organization.
Palavras-chave: aprendizagem organizacional;  estratégia;  formulação;  implementação;  Petrobras;  planejamento estratégico;  formulation;  implementation;  Petrobras;  organizational learning;  strategic planning;  strategy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: CALDEIRA, Adilson. Processos de aprendizagem organizacional na formulação e implementação de estratégias. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/842
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12192
Data de defesa: 26-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/842/1/Adilson%20Caldeira.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.