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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveir, Juliana Albuquerquer Saliba dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:12Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T22:33:25Z-
dc.date.available2016-02-24pt_BR
dc.date.available2016-07-19T22:33:25Z-
dc.date.issued2015-11-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/835-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12185-
dc.description.abstractThis study aimed to test whether efforts to innovate have positive influence on the performance of companies operating in Brazil. This study used data from the Innovation Survey (PINTEC) for the year 2011 and the Annual Industrial Research (PIA - Enterprise) for the years 2011 and 2012. For the formation of the bases of this work were combined, through CNPJ, the PINTEC´s information with the financial information of PIA and were considered only companies that innovated, according to the IBGE (2011). With this information, variables were created to measure the latent constructs of internal innovative activity, external innovative activity, government support, organizational and marketing activity, human capital, impact of innovation and performance. The methodology used was the exploratory factor analysis and structural equation model to test the hypotheses of this work. The general hypothesis of this paper sought to empirically analyze if efforts to innovate (innovation activities, government support, organizational and marketing activities and human capital) has a positive influence on the impact of innovations (impact on net sales and exports) and positive influence on performance (profitability and profitability) of Brazlian´s companies. So for the resulting base for the year 2011 the results showed significant positive relationship between efforts to innovate and the impact of innovations. But for the resulting base year 2012 results do not indicate significant relationship between efforts to innovate and the impact of innovations. The results of the study found no statistical significance for the relationship between efforts to innovate and performance.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectPINTEC, análise fatorialpor
dc.subjectSEMpor
dc.subjectinovationeng
dc.subjectperformanceeng
dc.subjectPINTEC, factor analysiseng
dc.subjectSEM.eng
dc.titleO papel da inovação no desempenho do Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo testar se os esforços para inovar tem influência positiva no desempenho das empresas instaladas no Brasil. Para tal estudo foram utilizados os dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC) para o ano de 2011 e da Pesquisa Industrial Anual (PIA empresa) para os anos de 2011 e 2012. Para a formação das bases deste trabalho foram combinadas, através do CNPJ, as informações da PINTEC com as informações financeiras da PIA e, foram consideradas apenas as empresas que inovaram, de acordo com o IBGE (2011). Com essas informações foram criadas variáveis para medir os construtos latentes de atividade inovativa interna, atividade inovativa externa, apoio do governo, atividade organizacional e de marketing, capital, impacto das inovações e desempenho. A metodologia utilizada foi a análise fatorial exploratória com o objetivo de agregar variáveis correlacionadas e o modelo de equação estrutural para testar as hipóteses do trabalho. A hipótese geral deste trabalho buscou analisar empiricamente se os esforços para inovar (atividades inovativas, apoio do governo, atividades organizacionais e de marketing e capital humano) tem influência positiva no impacto das inovações (impacto das vendas líquidas e das exportações) e influência positiva no desempenho (lucratividade e rentabilidade) das empresas instaladas no Brasil. Assim para a base resultante para o ano de 2011 os resultados apontam relação positiva e significativa entre os esforços para inovar e o impacto das inovações. Porém, para a base resultante do ano de 2012 os resultados não apontam relação positiva e significativa entre os esforços para inovar e o impacto das inovações. Os resultados do trabalho não encontraram significância estatística para a relação entre esforços para inovar e desempenho.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5152671364406592por
dc.contributor.advisor1Basso, Leonardo Fernando Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866154361601651por
dc.contributor.referee1Marçal, Emerson Fernandespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2362482510747681por
dc.contributor.referee2Carvalho, Ruy de Quadrospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870593828183273por
dc.contributor.referee3Forte, Denispt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075062531510292por
dc.contributor.referee4Kimura, Herbertpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2048706172366367por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3119/Juliana%20Albuquerque%20Saliba%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/835/1/Juliana%20Albuquerque%20Saliba%20de%20Oliveira.pdf
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