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Tipo do documento: Tese
Título: A construção da identidade organizacional decorrente de um processo de spin off : um estudo fundamentado na análise semiótica do discurso
Autor: Cardoso, Marco Antonio Fernandes
Primeiro orientador: Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Primeiro membro da banca: Barros, Diana Luz Pessoa de
Segundo membro da banca: Domenico, Silvia Marcia Russi de
Terceiro membro da banca: Carrieri, Alexandre de Pádua
Quarto membro da banca: Machado, Hilka Pelizza Vier
Resumo: A literatura de identidade organizacional, à luz de diversas perspectivas, aborda os processos aditivos empresariais como fusões, aquisições ou atividades cooperadas entre empresas. No entanto, o processo subtrativo, inverso, onde uma empresa se constitui emergindo da organização mãe tem sido pouco estudado na literatura quanto à construção da identidade dessa nova empresa. Esta tese tem por objetivo compreender a construção da identidade organizacional de uma empresa terceirizada do tipo spin off. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, de natureza longitudinal, fundamentada num estudo de caso. A pesquisa compreendeu 13 entrevistas em profundidade com os atores-chave envolvidos desde o início do processo do spin off, bem como atuais gestores, incluindo a observação não participante em reuniões e eventos, além de ampla análise documental. Os textos transcritos das entrevistas e os dados secundários foram analisados nos níveis narrativo e discursivo, tanto pela sintaxe como pela semântica da Teoria da Semiótica do texto. Identificou-se a característica central e distintiva identitátia, presente no nível fundamental dos discursos do caso estudado, como sendo a confiabilidade. Esse atributo que se consolidou no percurso histórico da empresa spin off, de forma integrada entre os seus membros e grupos, refere-se a categoria identidade do nível fundamental do quadrado semiótico revelado na pesquisa. Constatou-se também a inexorável influência da cultura organizacional da empresa-mãe na construção identitária da nova empresa, ao menos em sua fase inicial, identificada como um spin off da cultura organizacional. Entretanto, a realização da análise semiótica nos textos do corpus da pesquisa, possibilitou identificar outros aspectos da identidade organizacional, relativos a alteridade e seus contraditórios, estes, de natureza instável, tensional e ambígua, porém relevantes à compreensão da construção da identidade das organizações.
Abstract: The literature on organizational identity, from various perspectives, deals with additive business processes such as mergers, acquisitions or cooperative enterprises among companies. However, the inverse, subtractive process, where a company emerges from the original company, has not received much attention in the literature with respect to the creation of the new company s identity. This thesis aims to understand the construction of the organizational identity of a spin-off outsourced company. A qualitative, exploratory and longitudinal study was performed on the basis of a case study. The research consisted of 13 in-depth interviews with the key actors involved from the start of the spin-off process, along with the current managers, including non-participant observation in meetings and events, as well as broad documental analysis. The transcribed interview texts and secondary data were analyzed on the narrative and discursive levels, both in terms of syntax and of semantics under textual semiotics. The central and distinctive identity characteristic, present on the fundamental level of the discourses belonging to the studied case, was found to be reliability. This attribute, which was consolidated along the spin-off company s historical path, in an integrated manner among its members and groups, refers to the identity category of the fundamental level of the semiotic square revealed during the research. The inexorable influence of the original company s organizational culture on the construction of the new company s identity was also observed, at least in the initial phase; this process was identified as an organizational culture spin-off. However, through semiotic analysis of the texts in the study s corpus it was possible to identify other aspects of organizational identity, relative to otherness and its contradictions, which were of an unstable, tensional and ambiguous nature but were nonetheless relevant to understanding the way organizations create their identities.
Palavras-chave: identidade organizacional;  cultura organizacional;  empresa-mãe;  terceirização;  spin off;  análise semiótica do discurso;  organizational identity;  organizational culture;  original company;  outsourcing;  spin-off;  semiotic discourse analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Citação: CARDOSO, Marco Antonio Fernandes. A construção da identidade organizacional decorrente de um processo de spin off : um estudo fundamentado na análise semiótica do discurso. 2013. 308 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/808
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12158
Data de defesa: 6-Mai-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/808/1/Marco%20Antonio%20Fernandes%20Cardoso.pdf
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