Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12145
Tipo do documento: Tese
Título: A influência dos valores pessoais e atitudes no desejo de compartilhar o conhecimento: um estudo com professores pesquisadores brasileiros
Autor: Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Primeiro orientador: Teixeira, Maria Luisa Mendes
Primeiro membro da banca: Popadiuk, Silvio
Segundo membro da banca: Torres, Claudio Vaz
Terceiro membro da banca: Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Quarto membro da banca: Guimarães, Tomas de Aquino
Resumo: A motivação para esta tese surgiu a partir de uma revisão na literatura sobre o tema conhecimento. Tema esse, de interesse não só da academia como das organizações. Observa-se que o conhecimento tem sido responsável pela evolução da sociedade. A revisão da literatura mostrou que fatores como conhecimento como fonte de poder e benevolência influenciam no compartilhamento do conhecimento. Poder e benevolência são considerados como valores (SCHWARTZ, 1992). Valores influenciam comportamento mediante atitudes (ROKEACH, 1981). Modelos de atitudes foram criados para predizerem o comportamento humano. O modelo de comportamento orientado por meta (MGB) é considerado como um forte preditor do comportamento humano por conter variáveis tais como desejo (TAYLOR; BAGOZZI; GAITHER, 2005). De acordo com esse modelo, desejo , que significa a vontade para agir, influencia diretamente a intenção de comportamento e conseqüentemente o comportamento (PERUGINI; BAGOZZI, 2001). Diante disso, este estudo teve como objetivo principal identificar se a relação entre valores (autopromoção e autotranscendência), conhecimento como fonte de poder e atitudes explica melhor o desejo de compartilhar conhecimento do que atitudes, valores, e valores associados a atitudes. Dada a importância do compartilhamento do conhecimento na academia, esta tese dedicou-se ao estudo no ambiente acadêmico, especificamente com professores pesquisadores. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa. Para o alcance do objetivo da pesquisa, foram utilizadas quatro escalas, sendo três desenvolvidas pela autora: atitudes em relação ao compartilhamento do conhecimento , desejo em compartilhar o conhecimento e conhecimento como fonte de poder , e a escala de Schwartz (1994) Perfil de Valores Pessoais em sua versão reduzida, conhecida como PVQ 21. Os questionários foram disponibilizados por meio de um site especializado em pesquisa, o link de acesso foi encaminhado por e-mail, tendo alcançado 409 questionários válidos. As escalas foram testadas por meio de analise fatorial exploratória e confirmatória, e a análise do modelo estrutural proposto foi realizada mediante equações estruturais. Os resultados mostraram que o melhor modelo para explicar o desejo de compartilhar o conhecimento foi a relação entre valores de autotranscendência, conhecimento como fonte de poder e atitudes. Os resultados também mostraram a existência de diferenças de percepção em função das variáveis funcionais e demográficas dos respondentes.
Abstract: The motivation for this thesis arose from a review of the literature on the subject knowledge. This topic is of interest not only of academic institutions as organizations. It is observed that knowledge has been responsible for the evolution of society. The literature review showed that factors such as knowledge as a source of power and grace influence knowledge sharing. Power and benevolence are considered as values (SCHWARTZ, 1992). Values influence behavior through attitudes (ROKEACH, 1981). Models of behavior were designed to predict human behavior. The Model of Goal-Directed Behavior (MGB) is considered a strong predictor of human behavior because it contains variables such as "desire" (TAYLOR; BAGOZZI; GAITHER, 2005). According to this model, "desire", which means the will to act, directly influences the behavior intention and therefore the behavior (PERUGINI; BAGOZZI, 2001). Thus, this study aimed to identify whether the relationship between values (self-enhancement and self-transcendence), knowledge as a source of power and attitudes better explains the desire to share knowledge than attitudes, values, and values associated with attitudes. Given the importance of knowledge sharing in academia, this thesis is devoted to the study in the academic environment, specifically with faculty researchers. This research is characterized as descriptive with quantitative approach. To achieve the objective of this research, it had been used four scales, three developed by the author: "attitudes towards knowledge sharing", "desire to share knowledge" and "knowledge as a source of power," and the scale of Schwartz (1994) Profile of Personal Values in its reduced version, known as PVQ 21. The questionnaires were made available through a website specializing in research, the access link was forwarded by e-mail, reaching 409 valid questionnaires. The scales were tested using exploratory and confirmatory factor analysis, and analysis of the proposed structural model was performed using structural equation modeling. The results showed that the best model to explain the desire to share knowledge was the relationship between self-transcendence values, knowledge as a source of power and attitudes. The results also showed the existence of differences of perception in terms of functional and demographic variables of respondents.
Palavras-chave: conhecimento;  compartilhamento do conhecimento;  valores pessoais;  atitudes;  knowledge;  sharing of knowledge;  personal values;  attitudes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/795
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12145
Data de defesa: 14-Jun-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/795/1/Elisabeth%20Aparecida%20Correa%20Menezes.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.