Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12132
Tipo do documento: Tese
Título: Fórmula de valoração racional (RVF) e variabilidade no tempo das taxas de retorno de ativos no Brasil
Autor: Ripamonti, Alexandre
Primeiro orientador: Marçal, Emerson Fernandes
Primeiro membro da banca: Basso, Leonardo Fernando Cruz
Segundo membro da banca: Martin, Diógenes Manoel Leiva
Terceiro membro da banca: Nishijima, Marislei
Quarto membro da banca: Postali, Fernando Antonio Slaibe
Resumo: A presente tese aborda os conceitos de fórmula de valoração racional e cointegração variante no tempo para, sob o referencial da teoria das expectativas racionais e de movimentação de preços de Muth (MUTH, 1961), supor a variabilidade das taxas de retorno de ativos no mercado brasileiro, no período de 1986 a 2010, testando as hipóteses nulas de mecanismos de correção de erros dos vetores de cointegração constantes no tempo e de desigualdade entre valor fundamental e preço da ação. Foram coletados dados de preços e dividendos de ações componentes da carteira teórica do IBOVESPA de janeiro de 1986 a outubro de 2010. Além disso, também aplicamos os modelos propostos aos dados norte-americanos de preço e dividendos de 1871 a 2010, disponibilizados por Shiller. Os dados foram analisados através das técnicas de séries temporais e os coeficientes estimados através da técnica de máxima verossimilhança, especificamente com os modelos de cointegração de Johansen combinados com os polinômios temporais de Chebyshev, como proposto por Bierens e Martins (2010). Os resultados indicam a rejeição da hipótese nula de constância dos vetores de cointegração e, ainda, a não rejeição da hipótese nula de desigualdade entre valor fundamental e preço da ação para todas as séries temporais analisadas. Tais resultados são consistentes com os obtidos por Bierens e Martins (BIERENS e MARTINS, 2010) e não consistentes com a teoria das expectativas racionais de Muth (MUTH, 1961).
Abstract: Rational valuation formula and time varying cointegration are the main thesis´ concepts, under the Muth´s (MUTH, 1961) rational expectations and theory of price movements as underlying theory, and also testing the null of time invariant error correction mechanisms and another one of inequality of fundamental value and share´s price. The data were obtained from Brazilian listed companies for 1986 to 2010 and also from 1871 to 2010 US stock market. The Johansen´s maximum likelihood and trace models, combined to Chebyshev time polynomials, as proposed by Bierens and Martins (2010) were used in order to test the null. The finds have shown first null rejection and no rejection for the second null. These finds are consistent to Bierens e Martins (BIERENS e MARTINS, 2010) and non-consistent with Muth (MUTH, 1961)
Palavras-chave: expectativas racionais;  cointegração;  chebyshev;  RVF;  TV VECM;  rational expectation;  cointegration;  chebyshev;  RVF;  TV VECM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/782
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12132
Data de defesa: 22-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/782/1/Alexandre%20Ripamonti.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.