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Tipo do documento: Tese
Título: Como os empresários lidam com os dilemas de dignidade na gestão das empresas
Autor: Silva, Marco Andre Ferreira da
Primeiro orientador: Teixeira, Maria Luisa Mendes
Primeiro membro da banca: Domenico, Silvia Marcia Russi de
Segundo membro da banca: Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Terceiro membro da banca: Angelo, Margareth
Quarto membro da banca: Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Resumo: A sociedade nos dias de hoje demanda das empresas um comportamento que não esteja exclusivamente voltado para maximização dos lucros a qualquer custo. A ética é um tema que tem permeado as questões dos negócios. Para alguns autores,ética e negócios não se misturam (tese da separação), para outros não existe separação entre ética e negócios. Esta pesquisa considera os aspectos subjetivos e põe foco nos empresários empreendedores e suas interações com stakeholders,considerando a complexidade social em que os negócios se realizam. Neste sentido, consideramos a seguinte questão de pesquisa: como os empresários lidam com dilemas de dignidade na gestão das empresas? O objetivo é compreender como os empresários lidam com dilemas da dignidade na gestão das empresas. A investigação foi conduzida a partir dos procedimentos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados baseados em entrevistas com nove empresários considerados empreendedores de empresas estabelecidas analisadas com o apoio do software NVIVO 8. A categoria central que emergiu dos dados foi nomeada como Recompensas do Empreender. Os empresários que apresentaram sensibilidade aos dilemas morais Priorizam Recompensas Simbólicas caracterizadas por prestígio social, satisfação pessoal, exercício do poder pessoal e reconhecimento profissional. Para tal propósito, buscam construir Empresas Dignas e estabelecem estratégias para lidar com dilemas que afetam a dignidade dos stakeholders. Por outro lado, empresários que demonstraram sensibilidade para o dilemas operacionais Priorizam Recompensas Financeiras, buscando com isso a melhoria do padrão de vida familiar e, portanto, construindo empresas lucrativas baseados em ajustes da operação da empresa.
Abstract: The society claims for a kind of organization that does not aim only for revenues without pay attention in costs involved. Ethic is important subject for business and organizations, some authors say that ethic and business could not be related issues,and other authors say that we can not separate ethic from business. This research consider the subjective aspects and focus on businessmen entrepeneur and their interactions with stakeholders, considering the social complexity within business.The research problem is how the businessmen entrepeneur deal with dilemmas of dignity in the organization management. This research utilizes the grounded theory procedures. The data has been collected based on interviews with nine businessmen entrepeneur of established companies and has been analyzed in NVIVO 8. The central category emerged from the data was named Prioritazion of Symbolic Rewards.The businessmen entrepeneur who has presented sensitivity to moral dilemmas, prioritize symbolic rewards, the characteristics are: social prestige,personal satisfaction, personal power, and professional recognition, building a dignity enterprise and strategies to treat dilemmas that affects the stakeholder dignity. The executives that have presented sensitivity to operational dilemmas, Prioritize Financial Rewards, aiming to improve the family way of living, building companies that prioritize revenues based on company operational focus.
Palavras-chave: dilema moral de dignidade;  dilema operacional;  dignidade;  grounded theory;  tese da separação;  moral of dignity dilemma;  operational dilemma;  dignity, grounded theory;  Dilemma;  dignity;  the separation thesis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/779
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12129
Data de defesa: 23-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/779/1/Marco%20Andre%20Ferreira%20da%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

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