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Tipo do documento: Tese
Título: O processo de aprendizagem e as culturas organizacionais em restaurantes étnicos
Autor: Ferreira, Jorge Flavio
Primeiro orientador: Godoy, Arilda Schmidt
Primeiro membro da banca: Bido, Diógenes de Souza
Segundo membro da banca: Brunstein, Janette
Terceiro membro da banca: Cavedon, Neusa Rolita
Resumo: Este estudo foi orientado por uma questão básica: como as pessoas que trabalham em restaurantes aprenderam e aprendem as práticas de trabalho necessárias ao funcionamento do negócio? Para atender aos objetivos da pesquisa foi utilizada a estratégia do estudo de caso qualitativo, adotando-se um enfoque descritivo e interpretativo, e complementarmente foram coletadas histórias de vida dos sujeitos envolvidos no espaço social examinado. Foram realizadas análises textuais interpretativas, complementadas pela abordagem de templates. Os resultados revelam treze categorias de aprendizagem informal envolvendo as brigadas de cozinha e de salão de três restaurantes de um Club alemão, em São Paulo, das quais oito podem ser consideradas singulares. Também se obteve como resultado um conjunto de habilidades cognitivas, relacionais e manuais relativas aos trabalhadores dos restaurantes. Mediante as histórias de vida foi possível descortinar as culturas organizacionais que são o pano de fundo para a ocorrência das aprendizagens. O trabalho no Club revela a predominância da perspectiva de integração. Esta pesquisa contribui para a teoria da aprendizagem organizacional e para o desvelar das culturas organizacionais em restaurantes, sob a ótica interpretacionista.
Abstract: This study was guided by one basic question: how people learn to work in restaurants and learn about the work practices necessary to operate the business? To meet the objectives of the research strategy was used qualitative case study, adopting a descriptive and interpretive approach, and in addition were collected life histories of individuals involved in social space examined. Were analyzed textual interpretation, complemented by the template approach. The results reveal thirteen categories of informal learning involving teams comprised of kitchen and lounge of three restaurants in a German Club in Sao Paulo, of which eight can be considered natural. Also obtained as a result a set of cognitive, relational and manuals on restaurant workers. Through the life stories was possible to see the organizational cultures that are the backdrop for the occurrence of learning. The work at Club reveals the predominance of the integration perspective. This research contributes to organizational learning theory and the unveiling of the organizational cultures in restaurants, from the perspective interpretationist.
Palavras-chave: aprendizagem organizacional;  culturas organizacionais;  restaurantes;  aprendizagem informal;  organizational learning;  organizational cultures;  restaurants;  informal learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Administração
Programa: Administração de Empresas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/764
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12114
Data de defesa: 26-Ago-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/764/1/Jorge%20Flavio%20Ferreira.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

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