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dc.creatorAguilar, Carolina Bracco Delgado dept_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T12:12:47Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T22:30:44Z-
dc.date.available2012-03-02pt_BR
dc.date.available2016-07-19T22:30:44Z-
dc.date.issued2010-02-05pt_BR
dc.identifier.citationAGUILAR, Carolina Bracco Delgado de. Produção do espaço urbano a partir da implantação do Trecho Sul do Rodoanel, em São Bernardo do Campo: impasses e perspectivas. 2010. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2657-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12102-
dc.description.abstractThis work focus on social aspects of urban space, and it‟s producing by the interaction of ground circulation, employment and occupation, and theirs impacts on the environment. It is considered that the network of urban infrastructure, especially those linked to traffic and transport of people and merchandise, interferes significantly on the production of new sites and locations, including the production of urban space in accordance to the interests and conflicts of theirs actors. This process is framed by analyzing the urban space production on São Paulo City metropolitan region, focusing the circulation traffic system and the urban sprawl toward country areas. The specific interest of this research is the perimetrical ring road named Rodoanel Mário Covas, whose Southern Section is being built by crossing water springs protection areas in São Paulo, and is setting up conflicts of interests between circulation benefits and environmental protection. This section, that is, the Lot Two, is located in São Bernardo do Campo country region, where it links the Anchieta and Imigrantes Highways; over this point of view, São Bernardo do Campo is a singular city on this hole project, since it is the unique city on whose region two highways access roads are being built. A new law about spring field protection, recently approved, works on this subject, and it seeks to discipline the urban space in partnership with the municipality. From the understanding of a real processes under way, the impasses and the prospects that arise from the production of urban space and the resulting transformation of the landscape in the area of interest of this research, looks forward to contribute to the formulation of urban and environmental policies in support to the management of urban spaceeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprodução social do espaçopor
dc.subjectRodoanel Mário Covaspor
dc.subjectmanancial Billingspor
dc.subjectSão Bernardo do Campopor
dc.subjectsocial space productioneng
dc.subjectRodovia Mário Covaseng
dc.subjecthighways ring roadseng
dc.subjectspring waters protectioneng
dc.subjectSão Bernardo do Campoeng
dc.titleProdução do espaço urbano a partir da implantação do Trecho Sul do Rodoanel, em São Bernardo do Campo: impasses e perspectivaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoEste trabalho trata da produção social do espaço urbano a partir da relação entre circulação, uso e ocupação do solo e meio ambiente. Considera-se que a implantação das redes de infraestrutura urbana, especialmente aquelas ligadas à circulação e transporte, interfere consideravelmente na produção de novas localidades, induzindo a produção do espaço urbano de acordo com os interesses e conflitos entre os atores que o produzem. Esse processo é contextualizado por meio da análise da produção do espaço urbano na Região Metropolitana de São Paulo, enfatizando o sistema de circulação e a expansão da mancha urbana em direção às áreas de mananciais, particularmente o processo recente de implementação de parte da futura via perimetral o Rodoanel Mário Covas. Neste contexto, o Rodoanel é caracterizado, com enfoque especial no Trecho Sul, por atravessar as áreas de proteção dos mananciais na porção sul da Região Metropolitana de São Paulo, estabelecendo um conflito entre circulação e proteção ambiental. No âmbito deste trecho encontra-se o Lote 2, localizado em São Bernardo do Campo, que interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, único município com duas alças de acesso ao empreendimento viário. A aprovação recente de uma nova lei de proteção dos mananciais incorpora este empreendimento, mas também busca disciplinar a ocupação do espaço urbano em parceria com o município. A partir da compreensão dos processos reais em curso, dos impasses e das perspectivas que se colocam sobre a produção do espaço urbano e, consequentemente da transformação da paisagem na área de influência do lote 2 no município de São Bernardo do Campo, busca-se contribuir para a formulação de políticas urbanas e ambientais articuladas, em prol da gestão do espaço urbanopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148457920514704por
dc.contributor.advisor1Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051por
dc.contributor.referee1Bógus, Lucia Maria Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210861529721065por
dc.contributor.referee2Zioni, Silvana Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4230575294092071por
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Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

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