Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11989
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da fotografia como instrumento de documentação e pesquisa em arquitetura: estudo de caso dos TFGs dos alunos de arquitetura da UNIFOR
Autor: Silva, Jari Vieira
Primeiro orientador: Villac, Maria Isabel
Primeiro membro da banca: Guerra Neto, Abílio da Silva
Segundo membro da banca: Silva, Ana Lúcia Vieira e
Resumo: Partindo do principio que na faculdade de arquitetura os alunos produzem seus trabalhos finais de graduação e neles fazem uso da fotografia no seu processo de representação e criação. Este trabalho tem como objetivo maior propor o entendimento do uso da fotografia como um recurso importante na pesquisa em arquitetura e cidade, ressaltando a fotografia como forma de conhecimento. Para tanto no primeiro capítulo foi destacado como surge e se desenvolve a documentação da arquitetura pela fotografia, quais os fotógrafos e suas fotografias, para que se tenha uma contextualização de como tudo começou e foi se desenvolvendo. No segundo capítulo é estabelecida uma relação entre a fotografia e a pesquisa, tendo como referência a fotografia etnográfica, utilizada nas ciências sociais, visto que essa foi uma das primeiras a sistematizar o uso da fotografia com essa finalidade, para se entender melhor a relação entre fotografia e texto na pesquisa acadêmica. No terceiro capítulo destaca-se quais são os elementos formais de composição que são percebidos nas fotografias de grandes fotógrafos de arquitetura do Brasil e do Mundo. Com base nesses critérios e elementos é feita uma análise no quarto capítulo dos usos da fotografia nos TFGs dos alunos de graduação da Universidade de Fortaleza no período dos anos de 2009 a 2013, escolhendo-se os trabalhos que mais se utilizaram de fotografias em seu projeto e realizando uma entrevista com alguns alunos sobre esse uso. Ao final dessa leitura espera-se poder de alguma forma contribuir com um melhor entendimento nos usos da fotografia como instrumento de pesquisa e documentação em arquitetura por parte de pesquisadores e alunos.
Abstract: Assuming that the architecture college students produce their final graduation projects and make them use of photography in its representation and creation process. This work has as objective to propose greater understanding of the use of photography as an important resource in research in architecture and city, highlighting the photography as a form of knowledge. For that was first chapter as emerges and develops the architecture documentation for photography, which photographers and their photographs, in order to have a background of how it all began and was developing. The second chapter established a relationship between photography and research, with reference to the ethnographic photography, used in the social sciences, since this was one of the first to systematize the use of photography for this purpose, to better understand the relationship between photography and text in academic research. In the third chapter we highlight what are the formal elements of composition are perceived in the architectural photographs of the great photographers of Brazil and the world. Based on these criteria and elements is analyzed in the fourth chapter of the uses of photography in GFRs of undergraduate students at the University of Fortaleza between the years 2009 to 2013, choosing jobs that were used more photos in your project and conducting an interview with some students about such use. At the end of this reading is expected to be able to somehow contribute to a better understanding of the uses of photography as a research tool and documentation on architecture by researchers and students.
Palavras-chave: fotografia;  arquitetura;  pesquisa;  composição;  photography;  architecture;  research;  composition
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: SILVA, Jari Vieira. O uso da fotografia como instrumento de documentação e pesquisa em arquitetura: estudo de caso dos TFGs dos alunos de arquitetura da UNIFOR. 2015. 215 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fortaleza, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/376
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11989
Data de defesa: 4-Fev-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/376/1/Jari%20Vieira%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.