Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11983
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo
Autor: Castanha Junior, Marcos Aurélio
Primeiro orientador: Lima, Ana Gabriela Godinho
Primeiro membro da banca: Almeida, Andrea de Souza
Segundo membro da banca: Farias, Priscila Lena
Resumo: Esta pesquisa procura iluminar um campo de trabalho específico da identidade visual que refere-se ao design de marcas, abordando uma atividade relativamente nova no Brasil: os projetos de design de marcas para cidades. Ao entender suas características criativas, procedimentos e o processo aos quais os designers foram envolvidos, o presente trabalho traz a discussão para um ponto de vista que busca relacionar os resultados das marcas, sua documentação em manuais e suas aplicações ao processo de desenvolvimento em que foram geradas. Assim, percorreremos algumas marcas de cidades do estado de São Paulo. Usando como exemplo três marcas, relacionaremos o que foi de fato realizado e em que bases teóricas e práticas de pesquisa se fizeram. Procuraremos conhecer, descrever e aprofundar nossos conhecimentos a este segmento profissional e suas peculiaridades.
Abstract: This research seeks to illuminate one particular field of visual identity that refers to the design of brands, encompassing a relatively new activity in Brazil: the brand design projects for cities. By understanding their creative characteristics, procedures and the process which the designers were involved, this current work bring the discussion to a point of view that seeks to relate the results of the brands, their documentation in manuals and their applications to the development process in which they were generated. Therefore, we will travel on some brands of cities in the state of São Paulo. Using as example three cases, we will relate what was actually done and on what theoretical and practical research basis was done. We will try to know, describe and deepen our knowledge to this professional segment and its peculiarities.
Palavras-chave: processo criativo;  identidade visual;  marca;  cidade;  manual de identidade;  creativity process;  visual identity;  brand;  city;  identity manual
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: CASTANHA JUNIOR, Marcos Aurélio. Identidade visual - marca de cidade: o processo criativo durante a construção de sistemas de identidade visual para o design de marcas em cidades no Estado de São Paulo. 2014. 254 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/370
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11983
Data de defesa: 13-Ago-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/370/1/Marcos%20Aurelio%20Castanha%20Junior.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.