Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11955
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
Autor: Soares, Patricia de Palma
Primeiro orientador: Simões Júnior, José Geraldo
Primeiro membro da banca: Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Segundo membro da banca: França, Elisabete
Resumo: Esse trabalho visa compreender como a arquitetura pode contribuir como elemento modificador socioeconômico, por meio de intervenção em áreas degradadas desprovidas de infraestrutura básica. A pesquisa pretende focar o estudo de edifícios que abrigam atividades educacionais e culturais e seu impacto no ambiente urbano onde se inserem, no caso, os Centros Educacionais Unificados (CEU s), em São Paulo, e dos Parques Bibliotecas, em Medellin, Colômbia. Em ambos os casos, o estudo buscou compreender as relações da edificação com o entorno, principalmente no que se refere à apropriação dos usuários pelos complexos e a modificação da paisagem urbana, pelo acesso à infraestrutura e aos equipamentos de cultura e lazer, favorecendo a redução dos índices de violência e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Abstract: This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people.
Palavras-chave: arquitetura;  projeto social;  biblioteca;  architecture;  library
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/335
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11955
Data de defesa: 20-Ago-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/335/1/Patricia%20de%20Palma%20Soares.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.