Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11947
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto para o ensino superior: em busca de novos lugares do conhecimento
Autor: Gadelha, Carolina Nery Benevides
Primeiro orientador: Villac, Maria Isabel
Primeiro membro da banca: Lima, Ana Gabriela Godinho
Segundo membro da banca: Biggs, Michael Anthony Royston
Resumo: O ambiente de uma IES Instituição de Ensino Superior é um lugar de especial ressonância, onde os espaços são capazes de transmitir significados e gerar experiências vivenciais que podem contribuir expressivamente no aprendizado do aluno e na construção de uma sociedade. Atenta às relações estabelecidas entre educação, sociedade e arquitetura, esta pesquisa se desenvolve no intuito de provocar uma discussão sobre como o cenário de transformações históricas em que vivemos impõe mudanças na maneira de compreender e conceber os espaços das IES. Em busca de alcançarmos esse objetivo, será estudado o caso do Campus do Illinois Institute of Technology (IIT), localizado na cidade de Chicago - projeto idealizado por Mies van der Rohe em 1938 e construído entre as décadas de 1940-1950 - um exemplo paradigmático da arquitetura universitária modernista; e o edifício do novo centro estudantil Mccormick Tribune Campus Center (MTCC), inserido no campus em 2003, uma intervenção do arquiteto Rem Koolhaas projetos realizados com o propósito de recuperar o ânimo e atividade da universidade, que encontrava-se em processo de desvalorização e esvaziamento. Concebidos em períodos emblemáticos e distintos, pretendemos analisar a ressignificação dos espaços do campus e seus edifícios frente as transformações sociais e educacionais contemporâneas, e suas necessidades de adequação a novos valores.
Abstract: The environment of Higher Education Institution is a place of special resonance, where spaces may be able to convey meanings and generate life experiences that can contribute significantly to student learning and construction of a society. Aware of the relationships between education, society and architecture, this research was developed in an attempt to provoke discussion on how the scenario of historical transformations in which we live requires changes in the way that Higher Education Institution spaces are understood and designed. For this purpose, we study the case of the Main Campus of the Illinois Institute of Technology (IIT), located in the city of Chicago a project designed by Mies van der Rohe in 1938, a paradigmatic example of modernist architecture of university buildings; and the building of the new student center the McCormick Tribune Campus Center (MTCC), opened in 2003, an intervention of architect Rem Koolhaas - aiming to reinvigorate student life and activity in the campus, which was in process of depreciation and abandonment. Based on these projects designed in different and emblematic periods, we aim to analyze the redefinition of spaces in the campus and its buildings in view of contemporary social and educational transformations, and the need for adaptation to new values.
Palavras-chave: projeto;  campus;  currículo;  lugar;  project;  campus;  curriculum;  place
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/327
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11947
Data de defesa: 30-Jul-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/327/1/Carolina%20Nery%20Benevides%20Gadelha.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

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