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Tipo do documento: Tese
Título: Leituras da imagem fotográfica de objetos arquitetônicos: estudo de caso sobre as imagens do Ministério da Educação e Saúde no “BRAZIL BUILDS”
Autor: Burgo, Paulo Canguçu Fraga
Primeiro orientador: Alonso, Carlos Egídio
Primeiro membro da banca: Villac, Maria Isabel
Segundo membro da banca: Sant'anna, Silvio Stefanini
Terceiro membro da banca: Amorim, Anália Maria Marinho de Carvalho
Quarto membro da banca: Bittencourt, Luiz Claudio
Resumo: Cada dia mais somos surpreendidos por uma quantidade de imagens as que consumimos, ainda que pouco analisadas. Os meios de comunicação trazem a nossos olhos centenas de fotografias através de publicações físicas ou de ambientes digitais que revelam inúmeras visões de mundo. Dos espaços concebidos pelo ser humano, a arquitetura se mostra como um dos principais elementos, não apenas aparecendo como “pano de fundo”, mas como objeto marcante na paisagem, produzindo significados junto a seu entorno. Desde a primeira Revolução Industrial, agindo como principal método de divulgação da visualização do espaço, a fotografia traz para o observador a leitura do que é aparentemente real, possibilitando um conteúdo mais coerente com toda a intencionalidade do autor. Um dos grandes marcos da fotografia de arquitetura e para arquitetura latina, o livro Brazil Builds, publicado em 1942, se apresenta como um marco da divulgação da arquitetura moderna brasileira, e, com esta significância, vem influenciando as gerações desde então. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a importância das imagens do livro Brazil Builds, seu contexto histórico e técnico. Tendo em vista a relevância do edifício do Ministério da Educação e Saúde para o contexto da arquitetura moderna brasileira, dentre as obras apresentadas no livro, as fotografias que apresentam seu projeto e se tornam o objeto principal da análise. Com investigações baseadas em conceitos históricos, nas características técnicas das máquinas e dos processos fotográficos da época, e nas análises gráficas que seguem os conceitos da Gestalt, nosso trabalho objetiva destacar a organização visual das imagens, sua manifesta adequação aos objetivos propostos pela publicação.
Abstract: Day after day we have been surprised by the amount of images that we absorb, even though those images are not analyzed carefully. All means of communication bring to our eyes hundreds of photographs, not simply in the physical sense but also through the world wide web, and reveal us several points of view. Among all the environments designed by the human being, the architecture is shown as the main element, not just as a background but as a remarkable object in the scenery, supplementing significance around. Since the first industrial revolution, acting as principal method of displaying the area, the photograph brings to the viewer the interpretation of what is externally real, allowing a better visualization of the big picture that the author wants to show. One of the biggest landmarks of architectural photograph and for Latin architecture, the book Brazil Builds, published in 1942, presents itself as a milestone for the marketing of the Modern Brazilian Architecture, and, with this magnitude, affects the generations since then. This work presents a discussion about the importance of the images in the book Brazil Builds, historical and technical context. Bearing in mind the relevance of Ministry of education and health’s build for the context of the Modern Brazilian Architecture, among the works in the book , the photographs that presents their project becomes the main object in the study. With analysis based in historical concepts, technical characteristics of the machines, photograph proceedings in that time, and graphic analysis that follow the concept of Gestalt, our work highlight the visual organization of the images, your current matching to the proposed objectives in the publication.
Palavras-chave: arquitetura;  fotografia;  gestalt;  Brazil Builds;  Ministério da Educação e Saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: BURGO, Paulo Canguçu Fraga. Leituras da imagem fotográfica de objetos arquitetônicos: estudo de caso sobre as imagens do Ministério da Educação e Saúde no “BRAZIL BUILDS” São Paulo. 2016. [170 f.]. Tese(Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo].
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2799
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11898
Data de defesa: 6-Ago-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2799/4/Paulo%20Cangu%C3%A7u%20Fraga%20Burgo.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis

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