Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11857
Tipo do documento: Tese
Título: Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
Autor: Pons, Ivo Eduardo Roman
Primeiro orientador: Bruna, Gilda Collet
Primeiro membro da banca: Sanchez, Petra Sanchez
Segundo membro da banca: Souza, Cyntia Santos Malaguti de
Terceiro membro da banca: Martins, Nara Sílvia Marcondes
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o ensino de metodologia de projeto de produto em cursos de design, desenho industrial e similar com habilitação em projeto de produto em instituições de ensino superior (IES). Neste trabalho são discutidas as metodologias aplicadas às disciplinas em questão, bem como sua eficácia na preparação do egresso ao enfrentamento dos problemas complexos ligados à sustentabilidade, e ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Embasado em uma ampla pesquisa de campo, que apontou as principais bibliografias apresentadas pelos curso de design de todo o Brasil, a pesquisa arguiu também professores que lecionam projeto e metodologia de projeto de produto nas IES, bem como seus egressos. As principais bibliografias empregadas foram analisadas, e suas características fundamentais destacadas. Uma linha do tempo a respeito de sustentabilidade e um mapa de complexidade auxiliaram a comparação e crítica das estruturas metodológicas de projeto atualmente empregadas, tendo como resultado final uma discussão crítica e indicação de mudanças necessárias ao ensino de metodologia de projeto nos cursos de design no Brasil
Abstract: This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil
Palavras-chave: metodologia;  projeto;  design;  sustentabilidade;  ensino;  methodology;  project;  design;  sustainability;  education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/466
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/11857
Data de defesa: 17-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/466/1/Ivo%20Eduardo%20Roman%20Pons.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.