Apresentação

Adelpha, nome atribuído ao Repositório Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é uma homenagem a Adelpha Silva Rodrigues Figueiredo (1894-1966), considerada a primeira bibliotecária brasileira com formação superior na área. Educadora do Mackenzie College, foi a primeira mulher do Brasil a ser premiada com a Bolsa de Estudos FellowShip, para os EUA. Ministrou aulas de biblioteconomia no Mackenzie e introduziu as técnicas norte-americanas de biblioteconomia no país. Filha de Antonio Gomes da Silva Rodrigues, um dos pioneiros presbiterianos do Brasil e Maria Magdalena Camargo da Silva Rodrigues, professora da Escola Americana.

Adelpha – Repositório Digital da UPM tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição. O acesso é livre, sob as condições de licença pública Creative Commons, podendo requerer autenticação e autorização, dependendo da coleção ou recurso.

Características técnicas

Utiliza o software livre DSpace , desenvolvido pelo MIT e HP, compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI), permitindo que os documentos sejam coletados por diversos provedores de serviços disponíveis em nível nacional e internacional. Os metadados utilizados para descrição dos documentos digitais seguem o padrão Dublin Core e o sistema CNRI Handle é usado para designar identificadores permanentes para cada documento disponível no Repositório.

Objetivos

O Repositório Adelpha tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição. O acesso é livre, sob as condições de licença pública Creative Commons, podendo requerer autenticação e autorização, dependendo da coleção ou recurso.